Como explicar LGBTQI+ para crianças? Este foi o questionamento que motivou a campanha publicitária lançada na última quarta-feira (23) pela rede de fast-food Burguer King. Com menos de um minuto de duração, o tema chocou muitos internautas e chegou aos trending topics do Twitter nesta sexta-feira (25).
"Ai, mas como eu vou explicar isso pra uma criança?”. Que tal assim: pic.twitter.com/Grqde51LUM
PublicidadePublicidade Burger King Brasil (@BurgerKingBR) June 23, 2021
O vídeo foi publicado em virtude da chegada do Dia Internacional do Orgulho Gay, comemorado no dia 28 de junho, com o intuito de incentivar o respeito às diversidades. Nele, crianças e pré-adolescentes falam a sua visão sobre a sexualidade e gênero e a compreensão de relacionamentos homoafetivos. O tema foi abordado com muita leveza, risos e espontaneidade por parte das crianças.
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
Além do vídeo, o Burguer King alterou as cores das fotos de perfil das redes sociais e coloriu o próprio site em homenagem à comunidade.
Uma parte dos usuários das redes sociais não gostou da ligação das crianças com o tema, o que gerou a disseminação em massas de discursos de ódio para a rede e à comunidade LGBTQI+. Muitos pedem o boicote e 'cancelamento' do Burguer King por uma suposta 'doutrinação das crianças' e por 'destruírem a infâncias' dos pequenos. Alguns usuários chegaram a marcar os perfis do Conselho Tutelar, do Governo Federal e do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo de providências fossem tomadas contra a empresa devido à campanha. Em um dos comentários, a rede comentou: "faz parte da essência do BK garantir mais inclusão e respeito todos os dias. Aqui todas as pessoas são sempre bem-vindas!"
Por outro lado, muitos abraçaram a causa e prestigiaram a campanha pela representatividade. Um dos apontamentos levantados pelos apoiadores foi que tudo é ensinado às crianças, inclusive a homofobia e preconceitos em geral, por isso a importância em tratar assuntos como este.
A hashtag #BurgerKingLixo chegou hoje nos assuntos mais comentados do twitter, apenas por conta de uma ação em que crianças diziam o que pensavam em relação às pessoas LGBT+. O preconceito é ensinado. E o preconceito mata. Segue nossa thread e vem de RT! pic.twitter.com/8d3X0oPsPx
Projeto #Colabora (@colaboraprojeto) June 25, 2021
fui entrar na tag #BurgerKingLixo achando que tinha acontecido algo mas são pessoas preconceituosas problematizando um comercial onde dois pais tem um filho e na relação existe respeito e carinho, parem de propagar ódio! toda forma de amor é valida! o comercial está lindo! pic.twitter.com/i7D2UBOENG
ana bea ☆ | bday girl 🥳 (@anabeatpwk) June 25, 2021
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.