Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajuste nada temporário

Cinco tendências de comportamento para um mundo pós-pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 abr 2021 às 17:43
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que no começo parecia ser um ajuste temporário para combater a pandemia de Covid-19 tornou-se um estilo de vida. Em março de 2020, precisamos adaptar o trabalho para o home office, as aulas passaram a ser online, transferimos tudo que fosse possível para a tela do computador ou do smartphone - idas a bancos, compras de supermercado e até a aposta na Mega Sena. A máscara de proteção facial e o álcool em gel tornaram-se obrigatórios e, mais que isso, nossos aliados para que ficássemos livres do vírus o quanto antes.


Passado pouco mais de um ano, porém, o vírus ainda não foi embora e a pandemia continua sendo um problema sério - mais até do que a maioria de nós imaginava no início. Mas, embora os números de infecções e óbitos ainda sejam altos no Brasil e em outros países, a vacinação está em curso por aqui e no mundo, e já é possível pensar em como será a vida pós-pandemia, quando todos estivermos imunizados e o vírus, controlado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hábitos adquiridos e olhares construídos ao longo destes meses de pandemia tendem a permanecer em nosso cotidiano. Aprendemos e mudamos muito, então por que não levar essa bagagem positiva adiante?

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


Listamos a seguir cinco tendências de comportamento que devem fazer parte de nossas rotinas daqui por diante, e pedimos a palavra de especialistas sobre os assuntos. Quais deles você acha que ficarão em seu dia a dia de forma definitiva?

Publicidade


De tecidos a plástico-filme: quanto mais proteção contra vírus, melhor


Mesmo que não sejam mais necessárias quando a pandemia chegar ao fim, as máscaras de proteção facial deixam como legado a popularização dos tecidos antivirais. Aperfeiçoados, eles têm sido usados em larga escala na produção tanto de máscaras quanto de roupas de cama e acessórios que ajudaram o setor hoteleiro a manter as atividades com segurança.

Publicidade


E não para por aí: a compreensão dos benefícios de materiais antivirais naturalizou o uso de outros produtos protetores no dia a dia. É o caso do plástico-filme PVC antiviral da Alpes (empresa brasileira de embalagens), que contém micropartículas de prata e sílica que inibem a atividade do coronavírus em 79,9% nos três primeiros minutos e em 99,9% em 15 minutos de contato do vírus com o plástico-filme. Dá até um certo alívio saber que um balcão está coberto ou que um alimento está embrulhado por ele, não é mesmo?


"Desde 2014 a nossa linha de produtos AlpFilm Protect conta em sua composição com uma solução que evita a proliferação de fungos e bactérias, oferecendo uma barreira de proteção eficaz para a conservação de alimentos e outros produtos embalados com o plástico filme. Diante dos desafios impostos pela Covid-19, decidimos voltar nossas atenções para a pesquisa e desenvolvimento dessa evolução do produto para a inativação do novo coronavírus por contato", explica Alessandra Zambaldi, diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpes.

Publicidade


Atendimento médico pela tela do celular ou do computador


Desde o início da pandemia e enquanto perdurar a situação de emergência de saúde pública do Covid-19, a prática da telemedicina está autorizada no Brasil. Pela tela do celular ou do computador, casos não emergenciais podem ser orientados à distância com o apoio de médicos, e receitas e atestados podem ser emitidos por documentos digitais intransferíveis e seguros, com validade determinada em certificado digital com a assinatura do especialista.

Publicidade


Os benefícios são gerais: evita-se aumentar a sobrecarga dos prontos-socorros, que já estão lotados, e os pacientes não caem na tentação de praticar a automedicação, que sempre é prejudicial à saúde. Claro que estamos falando de casos de sintomas simples e de acompanhamento de tratamentos; sinais físicos, como nódulos ou ínguas, ou que estejam causando dor ainda precisam da avaliação presencial de um médico.


E que tal continuar com as consultas virtuais depois do fim da pandemia, evitando assim gastar tempo no trânsito ou no transporte público para ir e voltar das consultas? "A telemedicina estimula a busca por diagnóstico preciso e permite a tomada de decisões com respaldo médico. Melhora a eficiência do setor da saúde e, com encaminhamentos corretos, promove desfechos clínicos positivos", explica Vitor Moura, CEO da startup de saúde VidaClass.

Publicidade


Sonho da casa própria volta a ter espaço nos planejamentos


A adoção do home office durante a pandemia levou muita gente a olhar para dentro de casa com mais atenção. E, com isso, a querer personalizar o espaço - pintar uma parede, criar uma abertura para ganhar uma cozinha americana, essas pequenas mudanças que fazem toda a diferença no ambiente. Só que, quando se é inquilino, tudo fica mais difícil nesse sentido. Afinal, um dia o imóvel precisará ser entregue como era inicialmente - e que trabalhão pensar em precisar reverter tudo!

Publicidade


Essa vontade de ter uma casa para chamar de sua, aliada a um bom momento financeiro - ainda que a Selic (que é a taxa básica de juros) tenha subido 0,75%, ainda está em um nível considerado baixo: 2,75%, o que tem permitido taxas de financiamentos imobiliários relativamente baixas -, levou a um aumento de 8% a até 35% da venda de imóveis, dependendo do lugar do país. Em todos os cenários, segundo levantamentos do Fipe/ZAP, a maioria é destinada à moradia.


"Com o novo formato de trabalho, em que não é mais preciso sair de casa todos os dias, as pessoas passaram a desejar viver em lugares mais espaçosos, com conforto e segurança. Buscar uma casa própria com características personalizadas é o início de uma tendência de comportamento", analisa Dante Seferian, CEO da construtora e incorporadora Danpris.


Trabalho híbrido: um pouco em casa, um pouco no escritório


Por falar em home office, análises de especialistas apontam para um modelo de trabalho híbrido quando a pandemia acabar. Apesar de certa apreensão por parte dos empregadores no início das mudanças, em março de 2020, o desempenho remoto se mostrou igual ou superior àquele da produção no escritório.


Desta forma, empresas como Magazine Luiza, Siemens e Allianz já se preparam para dar aos colaboradores a oportunidade de trabalhar alguns dias da semana no escritório e outros, em casa. Os esquemas serão definidos com os líderes das equipes e levarão em consideração o equilíbrio entre produtividade e bem-estar.


"O sistema de trabalho híbrido já estava no horizonte empresarial, mas levaria algum tempo para ser adotado de forma definitiva, principalmente por haver dúvidas quanto à performance. Depois de um ano, isso deixou de ser um tabu. A mudança trazida pela pandemia deve passar a fazer parte da vida das pessoas", esclarece o consultor em gestão, governança corporativa e planejamento estratégico Uranio Bonoldi, autor do livro "A Contrapartida", sobre o desenvolvimento na vida pessoal, no ambiente corporativo e na sociedade.


Saúde mental ganha espaço prioritário nas necessidades pessoais


Os números relacionados à saúde mental no Brasil durante a pandemia chamam a atenção. Em um ano, as vendas de medicamentos antidepressivos tiveram alta de 17% (de acordo com levantamento do CFF- Conselho Federal de Farmácia) e os diagnósticos de ansiedade e de depressão subiram entre 80% e 90% (segundo estudos da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - e do Hospital das Clínicas de São Paulo).


A boa notícia é que a busca por ajuda pelos pacientes e a oferta de serviços online por profissionais especializados também aumentou! Uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a terapia online teve 70% de crescimento no mundo neste ano de pandemia, e o CFP (Conselho Federal de Psicologia) mais do que quadruplicou o número de profissionais autorizados para a realização dessa modalidade de atendimento. Até o início de 2020, eram pouco mais de 30 mil; hoje, são mais de 120 mil psicólogos realizando consultas por computador ou apps.

"Não é por serem comuns que os novos problemas da mente devem ser aceitos passivamente. Colocar a saúde mental como prioridade é importante para manter as condições de trabalhar, de realizar as tarefas do dia a dia e mesmo para preservar a saúde física. Sabendo usar a tecnologia a seu favor, os pacientes encontram informação de qualidade e terapia online a poucos cliques de distância", diz o psiquiatra Marcos Abud, proprietário do Canal Saúde da Mente, no YouTube, com mais de 1,4 milhão de inscritos - o maior canal sobre o tema no país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade