Pesquisar

Canais

Serviços

- Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Interferências lunáticas

Como as fases da Lua afetam a qualidade do sono?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 abr 2022 às 18:59
Continua depois da publicidade

Todos sabem que a Lua é capaz de provocar diversas alterações, desde provocar mudanças nas marés, agricultores que baseiam seu plantio nas mudanças do satélite, até mesmo ao crescimento capilar, fertilidade e influência no parto dos bebês. Mas sabia que a Lua também pode alterar a qualidade do sono?

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O sono é responsável por diversas mudanças fisiológicas. É durante a noite que tudo que foi aprendido é armazenado e o metabolismo é renovado, além de diminuir o nível de estresse e outros benefícios. Uma noite mal dormida, ou um sono fragmentado, por outro lado, é prejudicial para a saúde.

Continua depois da publicidade


Estudos de como a Lua pode afetar o reino animal são bastante conhecidos. De acordo com a Sleep Foundation, o ciclo lunar pode, sim, afetar o sono, sendo a Lua Cheia a que mais afeta diretamente.

Pesquisas apontam que, durante a Lua Cheia, demora-se pelo menos 25 minutos a mais que o normal para dormir. Enquanto na Lua Nova ocorre uma diminuição de 30% na atividade cerebral durante o sono REM, a fase mais profunda do sono.

Continua depois da publicidade


Cientistas teorizam três hipóteses do porquê a lua afeta tanto o sono, são elas:


1. O reflexo da luz solar, que, apesar de ser relativamente baixo (apenas 7% da luz do sol é refletida na lua), é o bastante para desregular a concentração de melatonina, o hormônio do sono que ajuda o corpo a sincronizar seu funcionamento dia e noite, e varia de acordo com a luminosidade.


2. Seu eletromagnetismo, que, durante a lua cheia especialmente, sofre uma carga negativa, que por sua vez influencia o campo eletromagnético da Terra, causando pequenas irritações como dores de cabeça, por exemplo.


3. A gravidade lunar, que causa flutuações nas marés, também causa irregularidades no corpo humano, que é, em sua maioria, composto por água. 

Outras curiosidades sobre os efeitos da Lua no sono

Relação com doenças mentais


Embora não haja evidências, muitos pesquisadores trabalham com a hipótese das fases lunares provocarem profunda influência em pessoas com distúrbios mentais. E muitos desses distúrbios são ligados ao sono. Não à toa, a palavra “lunático” é uma variação de Luna, a deusa romana da Lua.

A lua afeta mais o sono dos homens ou das mulheres?


Muitos debatem se a Lua possui influência no ciclo menstrual e na fertilidade, mas quanto à influência das fases lunares no sono da mulher, um estudo sueco mostrou que as mulheres dormiram 12 minutos a menos na Lua Crescente, em comparação à Lua Minguante.


O mesmo estudo também foi realizado nos homens, que dormiram em média 20 minutos a menos na fase crescente, em relação às outras fases. No mesmo período da Lua, também foi possível observar uma queda de 3,4% em relação à eficiência do sono, que é a relação entre o tempo que a pessoa ficou na cama e o que ela realmente dormiu.

Efeito da Lua em crianças


Já nas crianças, um estudo mostrou que seu sono diminui em cinco minutos durante a Lua Cheia, em comparação com uma noite de sono na Lua Nova. Porém isso não se mostrou relevante para a saúde infantil. 

Dicas para dormir melhor


Muitos estudos sobre os efeitos da Lua no sono ainda estão em debate, há muito que se discutir sobre o tema. Mas, independente da fase lunar, existem práticas que podem melhorar a qualidade do sono, como:

não se alimentar com comidas gordurosas e pesadas próximo da hora de dormir; escurecer o quarto ao máximo e dormir confortavelmente, seja em um colchão de solteiro ou em um colchão de casal;  evitar luzes de TV’s e celular; e criar uma rotina para dormir.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade