Seja você uma pessoa mística ou não, a verdade é que quase todo mundo já usou incensos para alguma finalidade. Meditar, ritualizar ou simplesmente para deixar um cheirinho agradável e aconchegante dentro de casa.
Acredita-se que os incensos foram amplamente utilizados por cerca de quatro a seis mil anos, e ainda seguem como parte tradicional das religiões hindu e budista, com diferentes aromas sendo identificados para cada ritual. Mas você saberia dizer quais são os tipos, fragrâncias e significados desse elemento milenar?
Os diferentes tipos de incensos
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
Como você queima incenso depende do tipo que você usa. Eles são divididos em duas categorias: os de queima direta e indireta. Como o próprio nome sugere, os de queima direta exigem que você o acenda, aguarde alguns segundos e apague a chama, deixando apenas uma brasa rosada queimando lentamente, dispersando no ar um odor agradável. Alguns exemplos de queima direta de incenso incluem varetas de incenso, incenso em espiral, cones e cones de refluxo.
Já o incenso de queima indireta requer uma fonte separada de calor e um maior preparo. Além de um queimador de incenso, você precisará de um pedaço de carvão, um pequeno prato para colocar o carvão e o incenso solto, e um pouco de areia ou pedrinhas para espalhar o calor e evitar que o queimador fique muito quente. Aqui estão alguns tipos de incenso projetados para queima indireta:
Olíbano;
Mirra;
Incenso em pó;
Cascas de frutas secas misturadas com mel.
Varetas de incenso
As varetas são os incensos de queima direta mais comuns. Elas são feitas de varas de bambu, óleos essenciais e pó de serragem ou carvão. Além de serem bastante acessíveis, muitas delas são produzidas com a finalidade de auxiliar a reduzir o estresse, prevenir a depressão e promover pensamentos e sentimentos positivos.
Cones de incenso e cones de refluxo
Além de relaxar a mente e o corpo, os cones de incenso também funcionam como objetos decorativos devido às suas características estéticas. Os cones de refluxo são semelhantes aos cones de incenso, exceto que a fumaça flui para baixo em vez de para cima, pois eles vêm com um orifício na base.
Feitos de ervas secas, cones de incenso e cones de refluxo são usados idealmente em ambientes maiores e têm uma taxa de queima relativamente mais rápida do que outros tipos de incenso.
Aromas e seus usos
Cada incenso possui uma fragrância única e característica. Sendo assim, diferentes tipos de incensos promovem diferentes resultados. Com tantos tipos no mercado, você pode experimentar todos, e chamar de seu aquele que produzir os efeitos que você estiver necessitando no momento.
A queima de incenso é uma forma holística de melhorar sua saúde e bem-estar. Os aromas têm um efeito psicológico profundo, por isso a escolha deve ser baseada no clima que você deseja criar. Algumas opções possíveis incluem:
Sândalo
O sândalo é um dos aromas mais populares para incenso. É usado para meditação e rituais devido ao seu efeito calmante, mas também é ótimo para proporcionar uma atmosfera tranquila.
Olíbano
Essa antiga fragrância lhe ajudará a realizar a maioria dos seus objetivos mágicos. Definir um espaço sagrado, consagrar objetos, realizar oferendas aos ancestrais e divindades o Olíbano faz tudo isso de forma magistral. Purificação, poder e riquezas também são atributos dessa resina.
Patchouli
É um incenso popular amplamente utilizado na indústria de perfumes e acredita-se que ele tenha propriedades afrodisíacas. O incenso de patchouli é recomendado para melhorar o humor e aliviar a tensão ou ansiedade. Dica bônus: também tem sido usado historicamente como repelente de mosquitos.
Lavanda
O incenso de lavanda tem um efeito calmante. Os aromaterapeutas usam óleos e essências de lavanda para ajudar a aliviar dores de cabeça, tensão e outras condições relacionadas ao estresse.
Rosa
É uma fragrância romântica e calmante. Deve-se ter cuidado ao selecionar um incenso de rosa. Existem várias imitações baratas de varetas feitas de ingredientes sintéticos. Recomendamos que você selecione apenas ingredientes puros e naturais para obter os melhores resultados.
Cítricos
Limão, laranja e outros aromas cítricos são grandes estimuladores de energia. Tal como acontece com a rosa e outras fragrâncias, tente escolher incenso que usa ingredientes essenciais, e não sintéticos.
Canela
O incenso de canela tem um odor adocicado e picante. Além de aumentar os níveis de energia e aliviar a depressão, acredita-se que seja um ímã de poder e paixão.
Baunilha
A baunilha é um perfume agradável que promove relaxamento e acalma a mente. É muito útil durante a meditação, pois melhora o foco mental, alivia o estresse e a tensão muscular.
Nag Champa
Elaborado pela primeira vez na Índia, Nag Champa é a fragrância de incenso mais popular em todo o mundo. É um incrível auxiliar para a meditação e pode ser usado como um incenso mágico para diversas finalidades. Sua mistura celestial de flores e sândalo estimula a consciência espiritual, ao mesmo tempo que ajuda a mantê-la com os pés no chão, no aqui e agora.
Atenção: se você está tendo uma reação adversa ou alérgica ao incenso, provavelmente é porque escolheu uma marca que contém ingredientes artificiais, ou precisa de uma maior ventilação no ambiente escolhido. Busque se orientar a respeito da procedência para que essa experiência, que deve ser mágica e tranquila, não se transforme em uma sessão de coceiras e espirros.