Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote essas dicas

Como escolher seus incensos: tipos, fragrâncias e propriedades

WeMystic Brasil
18 jun 2021 às 10:06
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja você uma pessoa mística ou não, a verdade é que quase todo mundo já usou incensos para alguma finalidade. Meditar, ritualizar ou simplesmente para deixar um cheirinho agradável e aconchegante dentro de casa.


Acredita-se que os incensos foram amplamente utilizados por cerca de quatro a seis mil anos, e ainda seguem como parte tradicional das religiões hindu e budista, com diferentes aromas sendo identificados para cada ritual. Mas você saberia dizer quais são os tipos, fragrâncias e significados desse elemento milenar?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os diferentes tipos de incensos

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Como você queima incenso depende do tipo que você usa. Eles são divididos em duas categorias: os de queima direta e indireta. Como o próprio nome sugere, os de queima direta exigem que você o acenda, aguarde alguns segundos e apague a chama, deixando apenas uma brasa rosada queimando lentamente, dispersando no ar um odor agradável. Alguns exemplos de queima direta de incenso incluem varetas de incenso, incenso em espiral, cones e cones de refluxo.

Publicidade


Já o incenso de queima indireta requer uma fonte separada de calor e um maior preparo. Além de um queimador de incenso, você precisará de um pedaço de carvão, um pequeno prato para colocar o carvão e o incenso solto, e um pouco de areia ou pedrinhas para espalhar o calor e evitar que o queimador fique muito quente. Aqui estão alguns tipos de incenso projetados para queima indireta:


Olíbano;
Mirra;
Incenso em pó;
Cascas de frutas secas misturadas com mel.

Publicidade


Varetas de incenso


As varetas são os incensos de queima direta mais comuns. Elas são feitas de varas de bambu, óleos essenciais e pó de serragem ou carvão. Além de serem bastante acessíveis, muitas delas são produzidas com a finalidade de auxiliar a reduzir o estresse, prevenir a depressão e promover pensamentos e sentimentos positivos.

Publicidade


Cones de incenso e cones de refluxo


Além de relaxar a mente e o corpo, os cones de incenso também funcionam como objetos decorativos devido às suas características estéticas. Os cones de refluxo são semelhantes aos cones de incenso, exceto que a fumaça flui para baixo em vez de para cima, pois eles vêm com um orifício na base.

Publicidade


Feitos de ervas secas, cones de incenso e cones de refluxo são usados ​​idealmente em ambientes maiores e têm uma taxa de queima relativamente mais rápida do que outros tipos de incenso.


Aromas e seus usos

Publicidade


Cada incenso possui uma fragrância única e característica. Sendo assim, diferentes tipos de incensos promovem diferentes resultados. Com tantos tipos no mercado, você pode experimentar todos, e chamar de seu aquele que produzir os efeitos que você estiver necessitando no momento.


A queima de incenso é uma forma holística de melhorar sua saúde e bem-estar. Os aromas têm um efeito psicológico profundo, por isso a escolha deve ser baseada no clima que você deseja criar. Algumas opções possíveis incluem:

Publicidade


Sândalo


O sândalo é um dos aromas mais populares para incenso. É usado para meditação e rituais devido ao seu efeito calmante, mas também é ótimo para proporcionar uma atmosfera tranquila.


Olíbano


Essa antiga fragrância lhe ajudará a realizar a maioria dos seus objetivos mágicos. Definir um espaço sagrado, consagrar objetos, realizar oferendas aos ancestrais e divindades — o Olíbano faz tudo isso de forma magistral. Purificação, poder e riquezas também são atributos dessa resina.


Patchouli


É um incenso popular amplamente utilizado na indústria de perfumes e acredita-se que ele tenha propriedades afrodisíacas. O incenso de patchouli é recomendado para melhorar o humor e aliviar a tensão ou ansiedade. Dica bônus: também tem sido usado historicamente como repelente de mosquitos.


Lavanda


O incenso de lavanda tem um efeito calmante. Os aromaterapeutas usam óleos e essências de lavanda para ajudar a aliviar dores de cabeça, tensão e outras condições relacionadas ao estresse.


Rosa


É uma fragrância romântica e calmante. Deve-se ter cuidado ao selecionar um incenso de rosa. Existem várias imitações baratas de varetas feitas de ingredientes sintéticos. Recomendamos que você selecione apenas ingredientes puros e naturais para obter os melhores resultados.


Cítricos


Limão, laranja e outros aromas cítricos são grandes estimuladores de energia. Tal como acontece com a rosa e outras fragrâncias, tente escolher incenso que usa ingredientes essenciais, e não sintéticos.


Canela


O incenso de canela tem um odor adocicado e picante. Além de aumentar os níveis de energia e aliviar a depressão, acredita-se que seja um ímã de poder e paixão.


Baunilha


A baunilha é um perfume agradável que promove relaxamento e acalma a mente. É muito útil durante a meditação, pois melhora o foco mental, alivia o estresse e a tensão muscular.


Nag Champa


Elaborado pela primeira vez na Índia, Nag Champa é a fragrância de incenso mais popular em todo o mundo. É um incrível auxiliar para a meditação e pode ser usado como um incenso mágico para diversas finalidades. Sua mistura celestial de flores e sândalo estimula a consciência espiritual, ao mesmo tempo que ajuda a mantê-la com os pés no chão, no aqui e agora.

Atenção: se você está tendo uma reação adversa ou alérgica ao incenso, provavelmente é porque escolheu uma marca que contém ingredientes artificiais, ou precisa de uma maior ventilação no ambiente escolhido. Busque se orientar a respeito da procedência para que essa experiência, que deve ser mágica e tranquila, não se transforme em uma sessão de coceiras e espirros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade