03/08/21
PUBLICIDADE
Anote essas dicas

Como escolher seus incensos: tipos, fragrâncias e propriedades

Pixabay
Pixabay


Seja você uma pessoa mística ou não, a verdade é que quase todo mundo já usou incensos para alguma finalidade. Meditar, ritualizar ou simplesmente para deixar um cheirinho agradável e aconchegante dentro de casa.

Acredita-se que os incensos foram amplamente utilizados por cerca de quatro a seis mil anos, e ainda seguem como parte tradicional das religiões hindu e budista, com diferentes aromas sendo identificados para cada ritual. Mas você saberia dizer quais são os tipos, fragrâncias e significados desse elemento milenar?

Os diferentes tipos de incensos

Como você queima incenso depende do tipo que você usa. Eles são divididos em duas categorias: os de queima direta e indireta. Como o próprio nome sugere, os de queima direta exigem que você o acenda, aguarde alguns segundos e apague a chama, deixando apenas uma brasa rosada queimando lentamente, dispersando no ar um odor agradável. Alguns exemplos de queima direta de incenso incluem varetas de incenso, incenso em espiral, cones e cones de refluxo.

Já o incenso de queima indireta requer uma fonte separada de calor e um maior preparo. Além de um queimador de incenso, você precisará de um pedaço de carvão, um pequeno prato para colocar o carvão e o incenso solto, e um pouco de areia ou pedrinhas para espalhar o calor e evitar que o queimador fique muito quente. Aqui estão alguns tipos de incenso projetados para queima indireta:

Olíbano;
Mirra;
Incenso em pó;
Cascas de frutas secas misturadas com mel.

Varetas de incenso

As varetas são os incensos de queima direta mais comuns. Elas são feitas de varas de bambu, óleos essenciais e pó de serragem ou carvão. Além de serem bastante acessíveis, muitas delas são produzidas com a finalidade de auxiliar a reduzir o estresse, prevenir a depressão e promover pensamentos e sentimentos positivos.

Cones de incenso e cones de refluxo

Além de relaxar a mente e o corpo, os cones de incenso também funcionam como objetos decorativos devido às suas características estéticas. Os cones de refluxo são semelhantes aos cones de incenso, exceto que a fumaça flui para baixo em vez de para cima, pois eles vêm com um orifício na base.

Feitos de ervas secas, cones de incenso e cones de refluxo são usados ​​idealmente em ambientes maiores e têm uma taxa de queima relativamente mais rápida do que outros tipos de incenso.

Aromas e seus usos

Cada incenso possui uma fragrância única e característica. Sendo assim, diferentes tipos de incensos promovem diferentes resultados. Com tantos tipos no mercado, você pode experimentar todos, e chamar de seu aquele que produzir os efeitos que você estiver necessitando no momento.

A queima de incenso é uma forma holística de melhorar sua saúde e bem-estar. Os aromas têm um efeito psicológico profundo, por isso a escolha deve ser baseada no clima que você deseja criar. Algumas opções possíveis incluem:

Sândalo

O sândalo é um dos aromas mais populares para incenso. É usado para meditação e rituais devido ao seu efeito calmante, mas também é ótimo para proporcionar uma atmosfera tranquila.

Olíbano

Essa antiga fragrância lhe ajudará a realizar a maioria dos seus objetivos mágicos. Definir um espaço sagrado, consagrar objetos, realizar oferendas aos ancestrais e divindades — o Olíbano faz tudo isso de forma magistral. Purificação, poder e riquezas também são atributos dessa resina.

Patchouli

É um incenso popular amplamente utilizado na indústria de perfumes e acredita-se que ele tenha propriedades afrodisíacas. O incenso de patchouli é recomendado para melhorar o humor e aliviar a tensão ou ansiedade. Dica bônus: também tem sido usado historicamente como repelente de mosquitos.

Lavanda

O incenso de lavanda tem um efeito calmante. Os aromaterapeutas usam óleos e essências de lavanda para ajudar a aliviar dores de cabeça, tensão e outras condições relacionadas ao estresse.

Rosa

É uma fragrância romântica e calmante. Deve-se ter cuidado ao selecionar um incenso de rosa. Existem várias imitações baratas de varetas feitas de ingredientes sintéticos. Recomendamos que você selecione apenas ingredientes puros e naturais para obter os melhores resultados.

Cítricos

Limão, laranja e outros aromas cítricos são grandes estimuladores de energia. Tal como acontece com a rosa e outras fragrâncias, tente escolher incenso que usa ingredientes essenciais, e não sintéticos.

Canela

O incenso de canela tem um odor adocicado e picante. Além de aumentar os níveis de energia e aliviar a depressão, acredita-se que seja um ímã de poder e paixão.

Baunilha

A baunilha é um perfume agradável que promove relaxamento e acalma a mente. É muito útil durante a meditação, pois melhora o foco mental, alivia o estresse e a tensão muscular.

Nag Champa

Elaborado pela primeira vez na Índia, Nag Champa é a fragrância de incenso mais popular em todo o mundo. É um incrível auxiliar para a meditação e pode ser usado como um incenso mágico para diversas finalidades. Sua mistura celestial de flores e sândalo estimula a consciência espiritual, ao mesmo tempo que ajuda a mantê-la com os pés no chão, no aqui e agora.

Atenção: se você está tendo uma reação adversa ou alérgica ao incenso, provavelmente é porque escolheu uma marca que contém ingredientes artificiais, ou precisa de uma maior ventilação no ambiente escolhido. Busque se orientar a respeito da procedência para que essa experiência, que deve ser mágica e tranquila, não se transforme em uma sessão de coceiras e espirros.
WeMystic Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Semana do aleitamento

Vacinação contra Covid em lactantes não causa riscos ao bebê, dizem especialistas

03 AGO 2021 às 16h27
Para ser a 'braba' todo dia

Aprenda a fazer o penteado de Luísa Sonza em VIP em apenas 3 passos

03 AGO 2021 às 15h53
Notícias

Entenda por que games têm voltado ao velho lápis e papel mesmo com alta tecnologia

03 AGO 2021 às 09h50
Fios lindos e saudáveis

Como cuidar de cada tipo de cabelo durante o inverno: veja dicas!

02 AGO 2021 às 19h50
Procura de tratamentos

Fundação usa inteligência artificial para prever a progressão da doença de Parkinson

02 AGO 2021 às 17h23
Saia do básico

Makes coringas para sair da mesmice em qualquer ocasião

02 AGO 2021 às 15h34
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados