02/12/20
PUBLICIDADE
Entenda

Como retornar para a atividade física após um período parado?

iStock
iStock


Com o isolamento social e o fechamento temporário de diversos estabelecimentos – medidas impostas como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus –, muitas pessoas pararam de frequentar academias e realizar esportes, não dando continuidade aos exercícios em casa. No entanto, com a reabertura gradual de academias, parques e outros estabelecimentos favoráveis à prática de atividades, as pessoas tendem a retomar a vida saudável, voltando a realizar exercícios físicos.


Mas como retornar após um grande período parado? Confira abaixo dicas essenciais que podem contribuir para um recomeço positivo às atividades físicas.

Leia no Bonde: Exercícios de alongamento e fortalecimento para a quarentena

Comece aos poucos

O ideal antes de começar a praticar exercícios ou algum esporte é consultar um médico e realizar um check-up, para garantir que está com um bom condicionamento físico e, com isso, buscar os exercícios ideais para seu corpo. Para esse recomeço, é importante contar com um acompanhamento de um profissional formado na faculdade de Educação Física, por exemplo. Assim, o profissional indicará os melhores exercícios de acordo com suas necessidades, além de acompanhar se a prática está sendo realizada de forma apropriada, evitando possíveis lesões.

Segundo o fisiologista do esporte do Hospital do Coração (Hcor), Diego Leite de Barros, a recomendação é diminuir o peso e fazer exercícios com duração mais curta. "Independentemente do tempo em que ficou parado, seja uma semana ou um mês, a melhor estratégia é treinar de forma gradual. Desta maneira, os resultados são melhores e mais eficazes”, orienta.

Cuide da alimentação

Alinhar as atividades físicas a uma boa alimentação é fundamental para garantir bons resultados ao corpo. Garantir a ingestão adequada de calorias para manter a energia e equilibrar o metabolismo, além de criar uma alimentação diária saudável, são fatores importantes que impactam diretamente a prática de exercícios.

Descanse

O corpo precisa de descanso após qualquer tipo de atividade física. Assim como se alimentar bem, o descanso também é um dos fatores que influenciam no bom desempenho dos exercícios. "O nosso corpo se adapta aos estímulos do treinamento durante o período de recuperação. Se os músculos estiverem parcialmente recuperados do treinamento anterior, em vez de benefícios e evolução, haverá danos e regressão”, explica o fisiologista.

Não se esqueça do alongamento

Para evitar lesões, é essencial se alongar antes e depois do treino para soltar a musculatura. O alongamento é capaz de aumentar ou manter a flexibilidade dos músculos, sendo responsável por prepará-los antes da prática de exercícios e eliminar a tensão após a realização.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda!

OMS: Covid-19 deixa 235 milhões dependentes de ajuda humanitária

01 DEZ 2020 às 15h25
Dados do IBGE

Em outubro: Só 12 em cada 100 brasileiros ficaram em isolamento, diz IBGE

01 DEZ 2020 às 14h01
Shoppings

Saiba como vão funcionar os encontros virtuais com o Papai Noel em Londrina

01 DEZ 2020 às 11h45
Passo a passo

Aprenda três amarrações de turbante com um único lenço

01 DEZ 2020 às 08h18
Confira o seu!

Taróloga de Londrina mostra previsões para os signos em dezembro

30 NOV 2020 às 23h59
Cuidados redobrados

Confira 7 hábitos que devem ser eliminados em nome da saúde dentária e bucal

30 NOV 2020 às 14h47
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados