Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote já!

Conheça os benefícios da meditação no ambiente de trabalho

WeMystic Brasil
29 mar 2021 às 09:59
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É cada vez mais comum vermos empresas empenhadas em contribuir para o bem-estar de seus colaboradores, não somente visando a questão da produtividade, mas investindo nas relações interpessoais dentro e fora da empresa, e no desenvolvimento dessas pessoas num espectro mais amplo.


Justamente diante dessa necessidade, a meditação vem sendo adotada, especialmente por corporações mais modernas e humanizadas, como forma de promover essa transformação interna e externa. Afinal, com apenas 5 minutos diários de respiração profunda, reflexão e liberação das tensões, um indivíduo é capaz de reduzir seus níveis de estresse e aumentar a produtividade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E mesmo que a sua empresa não tenha essa política, você poderá encontrar esses 5 minutinhos para fazer algo pela sua saúde. Ainda está em dúvida se vale a pena? Então ao invés do cafezinho, da prosa ou do cigarro, que tal conhecer os benefícios que a meditação no ambiente de trabalho pode lhe proporcionar?

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Mais foco, menos distrações

Publicidade


Praticar a atenção plena e a meditação no ambiente de trabalho se comprovou um meio de aumentar nossa capacidade de manter a atenção e diminuir as distrações, sejam elas internas ou externas.


Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard descobriram que uma simples prática constante de meditação levou a mudanças consideráveis em regiões do cérebro envolvendo aprendizagem e a capacidade de memorização.

Publicidade


Essa é uma descoberta importante, pois a memória é crucial para raciocinar e orientar nossas decisões e comportamentos, especialmente no local de trabalho. Na verdade, aqueles que trabalharam em ambientes com altos níveis de estresse, e praticavam meditação regularmente, conseguiam permanecer em uma atividade por mais tempo, administravam melhor seu tempo e, claro, recebiam feedback positivo após a execução de uma tarefa.


Criatividade fora da caixinha

Publicidade


A prática da meditação mindfulness (atenção plena) pode levar, inclusive, a melhorias no que diz respeito a criatividade, aprimorando sua capacidade de resolver problemas e a pensar com a mente mais aberta, mais receptiva e, por que não, contestadora.


Uma pesquisa feita na Universidade de Groningen, na Holanda, encontrou uma ligação entre atenção plena e criatividade, incluindo maior percepção na resolução de problemas e redução da rigidez cognitiva. Quanto mais uma pessoa se torna consistente na prática meditativa, mais aberta ela se torna para ideias ousadas e criativas.

Publicidade


Bom humor constante


Adotar uma regularidade na prática da meditação também pode ter um impacto benéfico notável no humor em geral, incluindo uma redução nas tendências a ansiedade e depressão graves.

Publicidade


Um estudo da Universidade de Boston mostrou que programas baseados em atenção plena e meditação levam a reduções significativas nos níveis clínicos de ansiedade e depressão, além de tornar um indivíduo mais paciente e positivo. A prática diária pode ajudar a transportar esse otimismo para o local de trabalho e tornar você mais satisfeito com suas atividades diárias.


Menores níveis de estresse

Publicidade


O estresse tem sido associado a uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo hipertensão, doenças cardíacas, abuso de substâncias, ansiedade e depressão.


Um realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford mostrou que aqueles que praticam meditação exibem uma redução nos sintomas relacionados ao estresse e relatam um aumento no senso de controle de suas vidas.


Por exemplo, a prática do mindfulness pode produzir uma redução de 30% nos sintomas de estresse entre aqueles que já apresentam quadros graves dessa condição.


Relações mais fortes e estáveis


Aprender a ser mais consciente tem um impacto positivo não somente no próprio indivíduo, mas em quem o cerca. O aumento da atenção ao momento presente traz melhorias significativas nas relações profissionais e de amizades, especialmente devido à uma maior facilidade em se comunicar e expressar suas emoções.


A partir do momento em que você se torna emocionalmente mais inteligente, por meio da meditação, seus relacionamentos se tornam mais fluidos e fáceis de lidar. Na verdade, as pessoas que meditam tendem a ser mais tolerantes com relação ao próximo, além de capazes de criar ambientes de trabalho mais acolhedores e holísticos.


Mas e agora, como meditar no trabalho?


Agora que você já entendeu os benefícios da prática, chegou o momento de aprender, de uma forma simples e prática, como fazer as coisas funcionarem no seu ambiente de trabalho.


Antes de mais nada, é importante saber que sua empresa não precisa conceder um programa específico de meditação para que você tenha acesso a ela. Afinal, bastam 5 minutinhos, em qualquer intervalo ao longo do expediente.


Tire um tempinho para ir a um local quieto, sem interrupções. Feche seus olhos e se concentre apenas na sua respiração. Preste atenção ao som que o ar faz ao entrar e sair das suas narinas — nada além disso.


Obviamente, pensamentos e preocupações devem invadir a sua mente, mas não se atenha a nenhum deles, apenas deixe-os ir embora, assim como vieram. E volte sua atenção à respiração.


Nos primeiros dias (e talvez semanas), manter-se no momento presente será um desafio, mas com a prática você verá que esse processo vai se tornando orgânico, e os pensamentos já não se atrevem mais. Daí em diante, são apenas benefícios!

Comece com os 5 minutos diários e, se assim for possível, vá aumentando o tempo dedicado, chegando a pelo menos 15 minutos por dia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade