Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Saiba a vantagem das aulas ao ar livre para as crianças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 mar 2021 às 09:33
- Divulgação/iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O isolamento social é uma fase complicada, e o mundo todo já não aguenta mais. E, se nós, adultos, já nos sentimos frustrados pela vida limitada ao espaço da casa, as crianças sofrem ainda mais pela falta de interação em espaços abertos com outras crianças.


Com o retorno presencial das escolas, essa situação acabou melhorando bastante. Ter contato com outras crianças ajuda que os pequenos estabeleçam uma sociabilidade melhor, além de terem um aproveitamento melhor do que o estabelecido no EAD (ensino a distância).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, em um contexto no qual dentro de casa o maior meio de interação está ligado às telas – computadores, celulares e tablets – e a um ambiente restrito, as escolas têm apostado na direção contrária.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Atividades ao ar livre por precaução e desempenho

Publicidade


Uma das mudanças que ocorreram em boa parte das escolas foi promover aulas que não estejam voltadas à convivência dentro da sala de aula. Ainda que a medida tenha sido adotada para evitar o contágio de crianças, funcionários e professores, a experiência de promover o ensino ao ar livre tem sido proveitosa para os alunos.


Além das atividades prenderem mais a atenção dos estudantes, há também uma conexão profunda com o meio ambiente e um contato mais vívido com a realidade além das carteiras. A iniciativa promove, ainda, uma quebra intensa na rotina, o que colabora para que o ensino seja estimulante e gostoso, visto como algo além da obrigação – e isso se aplica a todas as idades.

Publicidade


Para evitar o contato com o vírus, as aulas ao ar livre também se enquadram como uma maneira um pouco mais segura de ensino. A circulação de ar acaba ocorrendo em um espaço bem maior, e é possível respeitar a distância mínima de espaço entre as crianças e os professores.


Educação física e a importância do movimento

Publicidade


Uma das atividades mais desempenhadas fora da classe é a educação física, tão importante durante os tempos de pandemia para liberar a energia e manter uma rotina de exercício entre as crianças, além de desenvolver a capacidade locomotora.


Durante a pandemia, os esportes e as atividades têm sido feitos sem o contato entre os alunos. Ainda assim, a diferença no desempenho das crianças foi notada pelas principais escolas como positiva e incentivada.


Os espaços livres são essenciais para a prática de esportes, em que os alunos precisam ter uma roupa adequada para realizar exercícios e tênis infantil feminino e masculino que os auxiliem em corridas e nas demais brincadeiras.

Para além do ambiente escolar, especialistas também recomendam que as atividades físicas sejam desempenhadas dentro de casa sempre que possível.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade