Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com 25 vagas

Conselho Tutelar abre processo para novos membros

N.com
06 mar 2019 às 17:41
- Anderson Coelho/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta quarta-feira (6), até as 14h do dia 4 de abril, está aberto o período de inscrição para o processo de seleção dos novos membros do Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O processo será conduzido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina), por meio da Comissão Especial Eleitoral designada pela Resolução nº 22/2019, e fiscalizado pelo Ministério Público.


O processo seletivo irá definir os ocupantes das 25 vagas para conselheiros tutelares e seus suplentes, para a gestão 2020-2024. A remuneração do cargo será de R$ 3.755,42 mensais. Para se candidatar, os requisitos são: ter reconhecida idoneidade moral; possuir 21 anos completos até a data do registro da candidatura; residir em Londrina há pelo menos um ano; não exercer cumulativamente qualquer atividade remunerada, seja ela pública ou privada; apresentar certidão cível e criminal das Comarcas onde tenha residido nos últimos cinco anos; ser brasileiro e estar em pleno exercício dos direitos políticos; estar em dia com as obrigações eleitorais; não ter sofrido perda do mandato de Conselheiro Tutelar nos dois últimos exercícios; e ter experiência profissional mínima de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A seleção será composta por diversas etapas: Prova Objetiva, com avaliação de conhecimentos gerais, referentes ao ensino médio, às políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente e ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (de caráter classificatório e eliminatório); Avaliação de Títulos: avaliação da experiência profissional, da formação e do aperfeiçoamento profissional (de caráter unicamente classificatório); Avaliação Psicológica: emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas dos candidatos com as atribuições do cargo (de caráter unicamente eliminatório); Eleição: sufrágio universal e direto, por voto facultativo e secreto dos eleitores do Município (de caráter unicamente classificatório).

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça suspende julgamento de bolsonarista acusado de matar petista em Foz

Imagem de destaque
Perspectiva

Dia das Mães: 72% dos paranaenses devem presentear, segundo Fecomércio

Imagem de destaque
Dia Nacional

Informalidade de trabalhadoras domésticas aumentou após pandemia


A efetivação das inscrições será constituída por duas fases: Pedido de inscrição online, que inclui o pagamento da taxa de inscrição, e registro da candidatura, com a apresentação de documentos e comprovação dos requisitos específicos. As inscrições devem ser feitas pela internet, no portal da Prefeitura de Londrina www.londrina.pr.gov.br. O candidato deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição, com valor de R$ 75.

Publicidade


No dia 10 de abril, às 17h, será publicada a lista dos pedidos de inscrições recebidas, sendo considerada deferida a inscrição com o pagamento da taxa dentro do prazo estabelecido. O edital das inscrições recebidas será publicado no Jornal Oficial do Município e disponibilizado no Portal da Prefeitura.


O Pedido de Registro da Candidatura deverá ser solicitado pessoalmente pelo candidato, ou por seu procurador, na sede do CMDCA, que fica na Avenida Bandeirantes, 379, 2º piso. O atendimento ocorrerá exclusivamente nos dias 1 a 5 de abril, das 8h às 14h. Os documentos que devem ser anexados para protocolar o pedido de Registro de Candidatura estão listados no Edital Nº 001/2019-CMDCA, publicado no Jornal Oficinal nº 3.732, link http://bit.ly/2ER6Vam . No dia 15 de abril, será publicado novo edital, no Portal da Prefeitura, com a lista dos candidatos que obtiveram o registro preliminar da candidatura deferidos e indeferidos.

Os candidatos que tiverem as suas inscrições homologadas serão convocados para dar sequência às demais fases do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. A convocação também será feita por meio de edital próprio, contendo todas as especificações de cada fase, como pontuações, notas de cortes, conteúdos programáticos, prazos, critérios e datas de cada evento. Todos os editais de convocação serão publicados no Jornal Oficial do Município e disponibilizados no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br .


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade