Muito provavelmente, você vai viu algum filme ou série em que todos os personagem se vestem de verde e vão as ruas beber e comemorar a vida de são Patrício (ou St. Patrick's Day). Tradicionalmente em 17 de março, países com colonização inglesa celebram o padroeiro da Irlanda com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval.
Antes de conhecer os principais símbolos, é preciso saber um pouco da história de São Patrício. O santo entrou para a Igreja Católica após ter sido escravo de piratas. Depois de sua conversão, teve com propósito de vida a catequização de irlandeses, além de incentivar a confissão particular, da mesma forma que conhecemos hoje, visto que antes era realizada de publicamente. Desde então, são Patrício é um dos santos favoritos da Grã Bretanha e a sua celebração é mundialmente famosa.
Verde por todos os lados
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
A cor verde é a oficial da Irlanda, pois os soldados usavam durante a revolução Irlandesa, em 1798, bem como à grande quantidade de áreas verdes no país, que é conhecida como ilha Esmeralda. Os nativos aproveitam a data do padroeiro do país para celebrar a história nacional.
Trevo de três folhas
A Igreja Católica acredita na santíssima trindade de um Deus uno e trino ao mesmo tempo. Na tentativa de simplificar a explicação, são Patrício utilizava o trevo de três folhas para ilustrar Deus Pai, Filho e Espírito Santo como uma só figura. Já durante a rebelião contra os ingleses, o trevo se tornou sinônimo de resistência.
Cruz celta
Criação de são Patrício que, para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.
Leprechaun ou duende:
É uma criatura semelhante a um pequeno homem com orelhas pontiagudas. A representação pertence à cultura céltica e que se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições.
Bebidas
Que os irlandeses tem fama de quem bebem muita cerveja não é novidade para ninguém, mas o que poucos sabem é que o governo Irlandeses proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas durante todo o ano, menos em 17 de março. Essa liberação aumenta a compra de bebidas alcoólicas e as famosas marcas de cerveja chegam a dobrar as vendas durante esse dia.
*Com informações dos sites Calendarr Brasil e Yazigi
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.