Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Equinócio da Primavera

É tempo de Ostara! Como trazer a primavera para dentro de casa?

WeMystic Brasil
22 set 2021 às 12:57
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ostara é a celebração do Equinócio da Primavera, que ocorre no dia 21 de setembro no Hemisfério Sul. Na data, a fertilidade e abundância são pedidas em orações ou meditações, e comidas e adornos típicos são preparados.


Os antigos místicos acreditavam profundamente na união entre homem e forças da natureza, por conta disso, os eventos astronômicos, a paisagem natural e fenômenos meteorológicos eram recebidos com esta interpretação. Sendo assim, os vínculos criados entre os homens para entrar em contato com a natureza eram expressos em rituais e celebrações. E é dessa ideia que surgiu o festival de Ostara. Hoje em dia, há alguns movimentos que pretendem retomar alguns princípios dessa conexão com a essência do meio, como o sagrado feminino. A seguir, você irá encontrar curiosidades sobre a data, assim como formas de realizar a passagem!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Festa de Ostara. Festival dos Árboles. Alban Eilir. Rito de Eostre. Todos estes nomes são utilizados para celebrar a chegada do Equinócio da Primavera, o momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração e marcam o início da nova estação. Algumas tradições ancestrais festejam o acontecimento com vigor, afinal, por se tratar da chegada da época mais fértil do ano, se faz necessário vibrar em sintonia com a data, a fim de colher abundantemente de suas graças ao longo do período.

Leia mais:

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Nos hemisférios Norte e Sul, as datas são comemoradas em épocas diferentes, mas seguindo sempre o início da primavera. Assim, enquanto que no Hemisfério Norte, Ostara acontece dia 21 de março, no Sul, ela é celebrada no dia 21 de setembro. Na passagem do inverno para a primavera, portanto, o tom é de renascimento e de semeio de novas possibilidades para que possam ser colhidas no verão.

Publicidade


Para isso, algumas atividades são feitas ao longo das celebrações O intuito é preparar a mente e corpo em programações leves, e a melhor parte é que você pode personalizá-las da maneira que preferir, desde trabalhos feitos a mão e comidas típicas, tendo sempre em mente alguns princípios como a presença das cores típicas da festividade, por exemplo, dourado, verde, amarelo, vermelho e branco. Além disso, os labirintos traziam consigo uma interpretação especial ao contexto, que era o de encontrar um caminho sem as intervenções externas, deixando-se levar pelo autoconhecimento. Há também a presença de outras simbologias da época, como coelhos, pintinhos, flores pintadas e coloridas, que ajudam a caracterizar as cerimônias.


Algumas formas de fazer a passagem pela data são:

Publicidade


1) Decoração de ovos

Publicidade


Um dos costumes mais comuns entre os praticantes da tradição é o de decoração de ovos, que em seguida são colocados em lugares escondidos, dando início a uma caçada -- talvez essa tenha sido uma das origens dos ovos da Páscoa. A principal diferença, no entanto, entre os ovos da Páscoa tradicional e as celebrações de Ostara, é que os primeiros são feitos de chocolate e os segundo, de ovos de galinha decorados pelos próprios participantes, sempre levando cores típicas de Ostara. Além disso, encontrar os ovos de Ostara significava prosperidade e um sinal de que as metas seriam alcançadas naquele ciclo.

Publicidade


2) Ornamentar a casa


As flores são muito utilizadas para receber o Equinócio de Primavera. Você pode fazer arranjos com flores e ervas, que para a ocasião, as mais adequadas são a lavanda, narcisos, lírios madressilvas, alecrim, violeta, jasmim, rosa, morango, cravos, tulipa e açafrão. Com elas, além dos arranjos, você também pode fazer reparos no jardim e até mesmo plantar algumas mudinhas. Deixar o ambiente perfumado também é uma ótima opção, baseando-se nos óleos essenciais que conversam com o que você mais deseja alcançar nesta estação.

Publicidade


3) Comidas típicas


Os adeptos da tradição costumam preparar ovos cozidos, embora todos os tipos de preparo de ovos sejam bem-vindos, como os ovos mexidos ou fritos, bolo de mel, frutas da temporada — que podem ser servidas separadamente, em saladas ou em ponches e sucos. A presença é obrigatória de chocolate, hidromel e outros aperitivos que levam mel na receita. O importante é ter uma refeição colorida, leve e balanceada, mas sem deixar de consumir seus alimentos favoritos. Um bom parâmetro para decidir o que comer durante o equinócio é verificar quais combinações combinam com o seu biotipo, ou os Doshas, no Ayurveda


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade