Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo no número de adeptos ao veganismo. De acordo com um levantamento do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), feito em fevereiro deste ano, 46% dos brasileiros deixaram de comer carne. Ainda segundo a pesquisa, 32% disseram escolher uma opção vegana quando essa informação é destacada pelo restaurante ou estabelecimento. Ou seja, o veganismo é um estilo de vida, o que quer dizer que vai além dos termos dietéticos.
A alimentação vegana, assim como as demais, influencia diretamente no funcionamento do corpo, incluindo a saúde bucal. Os veganos podem apresentar dificuldades em adquirir algumas vitaminas essenciais para a saúde da boca, provocando algumas alterações nessa região. Pensando nisso, a coordenadora do curso de Odontologia da Unopar, Mayara Martin Fernandes, trouxe algumas orientações de como balancear a dieta e evitar problemas bucais.
“Para os veganos, principalmente aqueles que estão iniciando com as mudanças alimentares, é importante equilibrar o que se come, fazendo o consumo de todos os ingredientes necessários para uma boa saúde do organismo. É importante lembrar que a deficiência, por exemplo, de vitamina B12 pode gerar quadros de estomatite aftosa recorrente, popularmente conhecido como aftas. Outro ponto de alerta é sobre a falta de ferro, que pode estar relacionada com síndromes, como a de Plummer Vinson ou Paterson Kelly, levando ao surgimento de câncer na língua”, explica.
Leia mais:
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Google lança IA geradora de vídeo para clientes de serviço de nuvem
Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa
Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta
Existe uma suposição de que veganos tenham mais tendência a desenvolverem cáries, mas, segundo Fernandes, isso é falso. Uma dieta baseada em frutas e vegetais fibrosos apresentam a capacidade de auxiliar na limpeza da boca, pois combatem o acúmulo de resíduos na placa bacteriana.
Higiene bucal
Independente da alimentação, é necessário manter o cuidado com os dentes e com a higiene bucal. Para evitar os riscos de cárie dentária ou doença periodontal, é indicado reduzir o consumo de açúcar, além de fazer uma escovação correta e usar fio dental ao menos três vezes por dia.