Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Preocupante

Estudo: 3 em cada 4 mulheres já sofreram violência em deslocamento nos municípios

Daniel Mello - Agência Brasil
25 nov 2023 às 15:47

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Passaram por violência em deslocamentos nos municípios 74% das mulheres brasileiras, conforme a  pesquisa "Percepções e Experiências das Mulheres quando se Deslocam pelas Cidades". O estudo foi feito pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com a Uber.


As situações de violência mais vivenciadas são as cantadas e os olhares insistentes, detalhadas por 60% das mulheres. O sequestro-relâmpago foi mencionado por 32%, a importunação sexual por 27%, a discriminação por 17% e o racismo por 14%. Passaram por agressão física 12%, e estupro, 7%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os deslocamentos a pé registram a maior incidência de violência, segundo a pesquisa. Relataram estar se deslocando dessa forma 55% das que foram vítimas de sequestro-relâmpago, 56% das que sofreram racismo e 50% das que foram estupradas. Nos ônibus, 56% disseram que se deslocavam dessa maneira quando passaram por importunação sexual e 28% quando foram sequestradas. No caso dos estupros, 33% das mulheres sofreram esse tipo de situação ao se mover de carro particular.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Imagem de destaque
380 disponíveis em Londrina

Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção

Imagem de destaque
Em livros

Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS


Medidas de segurança

Publicidade


Para evitar a violência, 94% das mulheres comentaram que evitam passar por locais escuros, 89% tentam não sair à noite e 86% pedem para ser esperadas em casa ou que aguardem notícias ao chegar ao destino.

Publicidade


O medo ao se deslocar é citado por 97% das mulheres, que temem que situações de violência aconteçam ou se repitam. Ainda assim, a maioria (55%) sai de casa ao menos cinco vezes por semana, sendo que 34% vão às ruas todos os dias.


A maior parte delas (59%) faz deslocamentos à noite e 8%, na madrugada, ainda que a manhã seja o período do dia com mais saídas (87%).


A segurança é a maior preocupação das mulheres ao se moverem, citada por 88%, à frente do tempo (77%) e custo (72%).


Para elaboração do estudo, foram ouvidas 1,6 mil mulheres, maiores de 18 anos, em todo o país. As entrevistas ocorreram nos meses de setembro e outubro de 2023.


Imagem
Menos chances de descanso? Veja a lista completa dos feriados de 2024
Será que os brasileiros vão conseguir aproveitar feriados prolongados para garantir aquele descanso merecido em 2024? O novo ano ainda nem chegou, mas diferentemente do que ocorreu em 2023, o próximo ano terá poucos "feriadões".
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo