Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote as dicas!

Home office saudável: Como trabalhar melhor em casa?

Laís Magalhães - Estagiária*
26 fev 2021 às 12:51
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio ao medo e à incerteza de estar em uma pandemia, pessoas que trabalhavam presencialmente hoje trabalham em casa. O home office começou a fazer parte desta nova realidade para muitos brasileiros, acarretando estresse e ansiedade. Não saber o que está por vir traz para muitas pessoas insegurança.


Segundo a psicóloga de Londrina Isabela Micali, o desconforto afeta a produtividade. O pânico de desconhecer os impactos do novo vírus que circula no mundo todo e ver a situação se agravando ainda mais no país incomoda da mesma maneira de alguma dor ou mal estar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Qualquer descontrole, qualquer coisa que saia do normal de como estamos acostumados a lidar com a rotina, vai nos afetar, principalmente dentro do home office", declarou Micali.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


De acordo com a psicóloga, o fator social - falta de convivência com colegas de trabalho - e o novo ambiente usado para executar as tarefas também tem grande influência na produtividade.

Publicidade


Diante dessa nova realidade, o funcionário muitas vezes tem problemas com horários e prazos, trabalhando mais e produzindo menos. Para resolver essas questões, Micali propõe algumas mudanças na rotina. A psicóloga reforça que não existe uma receita a ser seguida por todos, por isso, é necessário ter autoconhecimento para deduzir: "o que te ajuda a se sentir bem nos momentos de lazer?”.


Com a nova realidade, alguns passeios se tornam inviáveis, como o cinema, por isso, é necessário achar alternativas que os substituam. Ter um momento do dia reservado ao lazer e descanso é tão necessário quanto separar as horas do trabalho. Saber que existem limites é essencial, por isso, a profissional ressalta a importância de dividir ambiente de trabalho dos ambientes comuns da casa. Ter um local que seja usado apenas para trabalhar é essencial para a saúde mental nesse momento, pois ajuda a cumprir horários e não atrapalha os momentos de descanso. Além disso, ter anotadas as prioridades do dia e da semana é necessário para a organização de cada um. Seja em agenda ou lista, anotar tarefas do trabalho e de casa fazem com que a sensação de desorganização acabe.


Além disso, Isabela Micali recomenda: "Qualquer tipo de cuidado que traz satisfação ao ver o resultado disso, no caso das plantas o crescimento, que proporcione um momento de bem-estar e pausa, é benéfico". por isso, ter seres-vivos em casa pode ser de grande ajuda para um melhor desenvolvimento.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade