Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trabalhar em casa

Dicas para otimizar o espaço do home office

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 dez 2020 às 16:12
- Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nada mais atual para 2020 que o home office. A medida que se começou de forma emergencial devido à pandemia provocada pelo Covid-19, acabou se tornando realidade para centenas de empresas que passaram a trabalhar de forma remota definitivamente, mesmo quando o isolamento social não for mais necessário. A saída para quem adotou essa alternativa é adaptar a casa para a demanda, deixando a rotina mais produtiva, funcional e confortável. Quem traz as dicas é a SCA Jardim Europa, que tem experiência no segmento de móveis sob medida.


Para o foco e a disciplina continuarem iguais ao escritório é necessário ter um ambiente bem projetado, que permita otimizar as tarefas e organizar as demandas do dia a dia. Portanto, não deixe de pensar nos móveis certos para essa necessidade. O primeiro item é a mesa, que precisa ter espaço para acomodar o computador e, quando possível, uma área de apoio para escrever, colocar um porta-canetas ou deixar uma agenda. Atenção: também convém levar em conta os movimentos feitos no trabalho. No quesito altura, o ideal é uma bancada entre 72 e 75 cm, fator que garante manter a postura de quem a usa. Lembrando que o cotovelo deve ficar de 3 a 4 cm abaixo do tampo da mesa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O segundo item essencial, seja em casa ou num escritório, é a cadeira, que requer ergonomia para manter a saúde do usuário. Ou seja, os pés precisam encostar-se ao chão por completo e a postura deve ficar reta por meio de encostos ajustáveis. Importante que os cotovelos se mantenham em 90º em direção à mesa e a 20 cm de distância da peça - essa posição cansa menos os músculos e não prejudica a coluna. A regulagem da altura também é fundamental para a ergonomia da cadeira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Pensando em ambientes maiores ou destinados apenas ao uso como home office, gaveteiros são indispensáveis para a organização e funcionalidade do dia a dia. Eles são ótimos para organizar os materiais de escritório e até mesmo os papéis. Para a gaveta ser útil, pense no tamanho dos itens que serão armazenados. Nichos abertos e áreas fechadas também ajudam a orquestrar o que necessário ficar escondido e o que você deseja manter à vista, como objetos e itens usados o dia inteiro.

Publicidade


Para quem tem mais papéis, livros e documentos que precisam ser guardados, uma estante ou um armário é fundamental no ambiente. A estante aberta pode acumular poeira, mas, em contrapartida, deixa tudo mais fácil de encontrar. Uma sugestão é dispor papéis e documentos em caixas e deixar apenas livros a vista. No caso de armários, as prateleiras são ótimas para colocar em ordem os documentos e os arquivos.


João Ribeiro
João Ribeiro - A arquiteta Cris Paola fez deste espaço um prático home office
A arquiteta Cris Paola fez deste espaço um prático home office


A iluminação também é fundamental para garantir a saúde dos usuários do home office. Isso porque ambientes escuros podem fazer com que force a vista e acabe prejudicando a visão. Portanto, vale apostar numa luz geral, e outra direta, iluminando a escrivaninha e outro item que seja necessário evidenciar. A luz natural também é bem-vinda para garantir bem-estar no espaço.

Assim como a iluminação, a ventilação é primordial para garantir horas de trabalhos saudáveis e tranquilas. A janela é indispensável para renovar o ar, e no caso de ambientes muito quentes, confira a possibilidade de instalar um ventilador de teto ou até mesmo um ar condicionado. Pronto, bom trabalho!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade