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Comunicação com clientes

Investir em marketing de relacionamento é estratégia para fidelizar clientes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mai 2021 às 15:20
- Istock
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A comunicação entre empresas e clientes está em constante transformação, mas uma tendência vem ganhando destaque: o marketing de relacionamento. Ele é feito para organizar uma estratégia de comunicação voltada para entender e conhecer o público consumidor, de modo que ele se torne um "fã” da marca. Trabalha a imagem da marca, a fidelização de clientes e a transformação da empresa em uma autoridade em seu segmento de atuação.


Quando um cliente passa a enxergar uma marca com admiração, ele passa a defender e propagar a empresa para o seu círculo social. Desta forma, o foco do marketing de relacionamento deve ser proporcionar uma boa experiência ao usuário, aproximando-o da empresa. Para isso, é necessário conhecer bem o seu público consumidor e focar na melhor forma de comunicação.

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Hoje em dia, ao procurar um produto para comprar, as pessoas não buscam apenas pelo item em si, mas, sim, pelo valor social agregado. O marketing de relacionamento faz uma análise do que os consumidores desejam, qual é a experiência e as vantagens que irão receber ao realizar uma compra. Assim, se faz necessário ofertar algo exclusivo ao cliente, para fidelizá-lo.

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O benefício da ação é mútuo. Ao mesmo tempo em que o cliente se sente acolhido e tem um melhor atendimento, a empresa vai aprendendo a lidar cada vez melhor com o público e a ganhar cada vez mais relevância no mercado.

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Mas como incorporar essas estratégias a uma empresa?


O empreendedor deve levar em conta as teorias de marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo para estruturar bem as formas de contato por e-mail, SMS, blog, redes sociais e programas de benefícios.

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Não adianta ter um ótimo plano de marketing de relacionamento com as melhores estratégias se os seus funcionários não estão à par dos acontecimentos e da conduta a ser tomada. É essencial educar o público interno, deixando-o ciente da cultura organizacional.


O contato mais pessoal, principalmente após a pandemia, tornou-se fundamental para conquistar mais clientes. O e-mail marketing é uma ferramenta bem utilizada nas estratégias de relacionamento. Por ser personalizado, com ele, pode-se apresentar todo o valor social da marca ao público, entregar conteúdos relevantes e divulgar qualquer novidade. O disparo de SMS entra nesta mesma questão de aproximação pessoal com os clientes.

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Os programas de fidelidade e de benefícios também são úteis, pois mostram que, para o consumidor receber um determinado desconto ou brinde, deve comprar novamente algo da sua empresa ou indicar novos clientes.


Outro ponto focal do marketing de relacionamento são as redes sociais. Além de ter uma amplitude de público e inúmeras possibilidades de interação, o empreendedor tem um leque de ferramentas nas palmas das mãos que deve ser utilizado a seu favor. O Instagram e o Facebook, por exemplo, têm a opção de criar um perfil comercial e, a partir dele, ver todas as métricas de curtidas, compartilhamentos, interações e impressões.

A marca que sabe usar o seu espaço nas redes conquista um público fiel e engajado. Mas, para isso, a empresa precisa estar em constante movimentação, respondendo comentários, se posicionando e fazendo posts com frequência. A interação é fundamental. Portanto, não basta apenas divulgar conteúdo. É importante que a marca se posicione, responda aos comentários e também às mensagens mandadas pelos usuários.


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