No dia 29 de setembro, última sexta-feira do mês, das 8h às 12h, será realizado o tradicional Dia D do Trabalhador com Deficiência. A ação da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina visa a inclusão social e produtiva da PcD (pessoa com deficiência) e reúne empresas e candidatos na sede da secretaria. Além da intermediação de mão de obra que ocorre no dia do evento, a edição deste ano vai contar com uma novidade: o Banco de Valores.
A ideia do Banco de Valores é oportunizar a todos a participação nos processos seletivos, mesmo aqueles que não conseguirem ir ao evento. A Secretaria do Trabalho criou um formulário online para que os trabalhadores PcD cadastrem suas informações. Esses dados serão compilados e apresentados às empresas em forma de currículo no Dia D. Para acessar o formulário, basta entrar no site https://bit.ly/valoresPCD
A iniciativa do Banco de Valores é resultado da troca de ideias com a comunidade surda, e secretaria decidiu estender para todo o público PcD. Os trabalhadores relataram que por diferentes motivos – como mau tempo, dificuldades de locomoção e compromissos médicos no dia do evento – muitos não conseguiam comparecer ao Dia D e acabavam não tendo a oportunidade de participar dos processos seletivos realizados. Com o cadastro prévio, todos que inserirem suas informações terão seu currículo encaminhado aos recrutadores que estarão no evento.
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, acredita que o Banco pode ser um grande ativo no âmbito da empregabilidade PcD. “Ampliamos as chances dos trabalhadores e, mesmo após o Dia D, teremos uma série de candidatos que estão em busca da inserção produtiva para conectarmos com os empregadores quando as empresas demandarem esse perfil de funcionário. É uma ação que começa no Dia D, mas se desdobra de forma permanente”, observou.
Mesmo com o Banco, Santos incentivou os trabalhadores para que não deixem de ir ao evento. “O Banco de Valores vem para ampliar as possibilidades de quem não pode ir até o Dia D. Mas o evento é pensado com muito carinho para os trabalhadores e convidamos todos a comparecer. Nosso prédio tem acessibilidade, contamos com apoio de intérpretes de Libras, trazemos profissionais de RH para já começar a seleção e quem sabe até fazer a contratação no dia do evento. Então, se você puder, não deixe de viver essa experiência de olho no olho com o recrutador porque isso pode fazer toda a diferença”, aconselhou.
SERVIÇO
Dia D do Trabalhador com Deficiência
Quando: 29 de setembro
Onde: Rua Pernambuco, 162 – sede da SMTER
Horário : 8h às 12h