Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados cmo as pernas

Médico alerta para riscos à saúde causados pelas varizes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 mar 2022 às 18:35
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As varizes provocam sensação de cansaço, dores e até feridas nas pernas. Os incômodos e riscos à saúde variam de acordo com o estágio da doença, alerta o médico cirurgião vascular, Rogério Nabeshima, de Apucarana.


“Cada pessoa apresenta seu próprio histórico, mas a insuficiência venosa crônica (IVC) apresenta algumas características em comum de acordo com o seu estágio ou grau. Quanto mais avançada a doença, mais dores e incômodos o paciente irá sentir”, comenta o especialista em saúde vascular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o médico, as varizes apresentam seis graus diferentes e cada estágio exige uma abordagem médica. “Por isso, sempre indicamos que as varizes sejam tratadas logo no início, porque a intervenção precoce tende a ser menos invasiva. Quanto mais avançado o quadro, maior será a chance de precisar de uma cirurgia”, avalia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Publicidade

Rogério Nabeshima observa ainda que a qualidade de vida do paciente também fica comprometida nesse período. “Varizes não comprometem só a estética das pernas, mas a mobilidade. Em alguns estágios, o paciente tem dificuldade de andar por causa de dores intensas nas pernas”, ressalta.


Publicidade

A indicação, segundo o médico, é procurar ajuda médica assim que perceber os primeiros sintomas, principalmente se tiver histórico familiar. “O tratamento precoce é sempre o melhor, por ser menos invasivo e garantir a qualidade de vida do paciente”, afirma. 

Confira abaixo os diferentes graus das varizes!

Publicidade


Grau 1

Presença de telangiectasias (vasinhos) e veias reticulares (pequenas veias visíveis com calibre menor que 3 mm). Podem surgir alguns sintomas como sensação de cansaço ou de peso nas pernas.

Publicidade


Grau 2

Publicidade

Surgimento de veias dilatadas e tortuosas na pele com espessura maior a 3 mm. Os sintomas descritos no grau 1 passam a ser mais acentuados.


Grau 3

Publicidade

Além de vasinhos e varizes, nesse estágio as pernas costumam ficar inchadas. Os sintomas são mais severos e, não raro, o paciente precisa interromper algumas atividades para descansar as pernas e reduzir a dor.


Grau 4

Soma-se aos vasinhos, varizes e inchaço (ou edema), manchas acastanhadas e a pele fica endurecida, perde elasticidade e os sintomas se agravam ainda mais.


Grau 5

Nesse estágio, o paciente apresenta todos os sintomas acima e sinais de ferida na perna (úlcera).


Grau 6

É o último grau das varizes e o mais grave, a ferida já está aberta. Demora para cicatrizar e, na maioria das vezes, se localiza na face interna do tornozelo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade