Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perda de massa muscular

Sarcopenia: entenda uma das consequências da Covid-19

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 mar 2022 às 18:19
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre os tantos impactos deixados pelo contágio da Covid-19, a sarcopenia - perda progressiva da massa muscular associada a perda da força muscular e redução do desempenho físico - também aparece como uma consequência. Pesquisa realizada pelo Hospital Sírio-Libanês e publicado no periódico Frontiers in Physiology constatou que, em hospitalizações por causa do vírus, a perda de massa muscular da coxa chega a 3,7% por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Com a perda da força muscular e funcional, a tendência é o aumento dos riscos de quedas e fragilidades motoras que comprometem significativamente a qualidade de vida da pessoa, ressalta o presidente da SBOT-RS (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul), Fábio Krebs. O tempo prologando no leito, uso de ventilação mecânica ou diálise e medidas invasivas são alguns dos fatores que resultam na perda de força muscular. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça suspende julgamento de bolsonarista acusado de matar petista em Foz

Imagem de destaque
Perspectiva

Dia das Mães: 72% dos paranaenses devem presentear, segundo Fecomércio

Imagem de destaque
Dia Nacional

Informalidade de trabalhadoras domésticas aumentou após pandemia


Mas o especialista lembra que a situação não atinge apenas pessoas que tiveram Covid. “A sarcopenia é um problema característico do envelhecimento, já que a queda dos níveis de testosterona, por exemplo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos”, fala. “Tem, ainda, a questão de alterações hormonais, que podem influenciar no aparecimento da sarcopenia e, por isso, as mulheres estão mais expostas à patologia”, completa.

Publicidade

O médico lembra também que alguns hábitos são determinantes para prevenir ou acelerar esse processo, podendo atingir, inclusive, pessoas jovens. “Sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de álcool e fumo estão entre os fatores que contribuem para o problema”, lista.

Publicidade

Entre os sintomas da perda muscular, estão dificuldade em realizar atividades cotidianas, como subir escada, trocar uma lâmpada e carregar compras, e desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados, como ruas com desníveis e buracos. “Quando a perda muscular já está em estado avançado, quedas costumam ser constantes”, ressalta o médico.

O especialista salienta a importância, daqueles que não têm o problema, de manter um adequado condicionamento muscular, praticando atividades físicas. Já para os que apresentam a sarcopenia, recomenda-se procurar um médico ortopedista para receber as orientações e cuidados para uma recuperação muscular adequada.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade