Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Uso profissional

Muito além de dancinhas virais, Tiktok é utilizado para divulgação de trabalho

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 ago 2021 às 16:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com certeza você já assistiu a uma das famosas dancinhas virais do TikTok. Mas o aplicativo para criação e compartilhamento de vídeos curtos também é utilizado por profissionais e empresas para a divulgação dos seus trabalhos. É cada vez mais comum encontrar na rede perfis profissionais de psicólogos, médicos, nutricionistas, dentistas e advogados.


O professor do curso de administração da Faculdade Pitágoras Unopar e especialista em carreira, Renan Laffranchi, ressalta que a rede social pode ser usada para auxiliar na carreira de um profissional, mas é preciso adotar alguns cuidados. "As redes sociais trabalham com imagem, portanto é necessário definir o que você quer transmitir por elas. Se você quer usá-las para potencializar sua carreira, por exemplo, é necessário tomar alguns cuidados com a aparência, comportamento e o conteúdo que vai ser criado e publicado” explica Laffranchi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo, ultrapassando Facebook, WhatsApp e Instagram, conforme dados publicados pela rastreadora de mercado App Annie. Renan Laffranchi, que também é especialista em Negócios e Competências Digitais, defende que os profissionais devem usar as redes com atenção. "As redes sociais podem ser utilizadas para auxiliar no impulsionamento da carreira, mas o ideal é realizar um planejamento alinhado com o percurso de carreira desejado. Hoje a internet é a melhor forma de encontrar produtos e serviços e, sendo utilizada da maneira correta, torna-se uma forte aliada na consolidação profissional”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


Além da personalidade no vídeo e o discurso alinhado com a profissão, Laffranchi destaca outros cuidados que devem ser adotados na plataforma. "Tudo o que envolve a imagem pessoal necessita atenção e cuidado, principalmente nas redes sociais, onde a exposição é grande e o alcance, rápido. Por isso é tão importante planejar e produzir conteúdos condizentes com a nossa persona profissional. Em alguns casos, um determinado conteúdo pode prejudicar a nossa imagem profissional nas redes”, diz o especialista em carreira.

Publicidade


Desde julho, o TikTok testa nos Estados Unidos o TikTok Resumes, uma ferramenta de vagas de empregos. Com ela, os usuários do aplicativo podem criar um currículo em formato de vídeo e enviar para as empresas cadastradas na plataforma. Laffranchi diz que o vídeo currículo já é uma tendência nos processos seletivos. "Muitas empresas no Brasil também já realizam o pitch para apresentação por meio de vídeos, principalmente em profissões que exigem o uso da criatividade, e o TikTok soube captar essa tendência de mercado, transformando-a em uma funcionalidade”.


Para aqueles que desejam ou precisam elaborar um vídeo currículo, o especialista elenca quais informações devem conter e as principais características do currículo em vídeo:

-Faça uma breve apresentação, mencionando as suas experiências profissionais mais relevantes, a sua trajetória educacional e suas conquistas profissionais e acadêmicas;
-Conte como pretende contribuir com a sua experiência para o desenvolvimento do seu trabalho;
-Compartilhe com entusiasmo e convicção os motivos pelos quais pretende ocupar essa posição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade