Notícias

No dia do design gráfico, conheça a rotina criativa de profissionais londrinenses

26 abr 2021 às 11:45

Engana-se quem pensa que o design gráfico compreende apenas a execução de ideias. Antes do esboço ganhar seus primeiros traços, uma ampla pesquisa é necessária. É como destaca a artista visual freelancer Cyntia Bonfim, que se divide entre um projeto de quadrinhos autorais e a criação de identidades gráficas corporativas.


A profissional atende variados perfis de clientes. Alguns possuem necessidades definidas, mas outros organizam suas ideias durante o orçamento. "Nós não só elaboramos imagens, mas também operamos com resolução de problemas”, frisou. Para captar a essência das marcas, o seu planejamento envolve um questionário que aborda, dentre outros levantamentos, as trajetórias das empresas e as preferências estéticas.


Bonfim observa a importância do exercício criativo. Ela pontua que, se pular um dia da rotina produtiva, provavelmente não se dedicará na data seguinte. Em casa, a artista não possuí um horário específico para produzir, já que concilia o freelance com o trabalho e a graduação em Artes Visuais.


Para ela, o design gráfico, homenageado mundialmente neste 27 de abril, é uma área que evolui paralelamente ao domínio digital. Bonfim divulga seus trabalhos artísticos (@miojosemsabor) e comerciais (@visuais.cyntia) nas redes sociais, abordando desde dilemas cotidianos até retratos humanos e jardinagem.


A graduanda em Design Gráfico Manoela Cardoso faz faculdade de manhã e estagia durante a tarde. Seus projetos autônomos são finalizados após o jantar, e muitas vezes, no fim de semana, pois constantemente os trabalhos acadêmicos precisam ser priorizados. "Tento me organizar como posso. Se der tempo, eu durmo”, brinca.


Manoela Cardoso/Acervo pessoal

Em um de seus trabalhos, Manoela Cardoso homenageou os monumentos londrinenses


A desenhista também recorre à webesfera para atrair encomendas e entender o gosto do público, criando enquetes em seu perfil (@mvnu.cardoso) e observando comentários. Os ruídos comunicacionais, presentes especialmente em tais plataformas, podem ser evitados com um bom planejamento imagético, opina a profissional: "Algo organizado causa confiança, profissionalismo e evita confusões. O design torna compreensível as mensagens empresariais”.


Motivos para celebrar


O World Graphics Day nasceu em 27 de abril de 1995 para lembrar a fundação do Icograda que, traduzido do inglês, é o Conselho Internacional de Design.


A organização, que não objetiva o lucro, se consolidou como um apoio à visibilidade destes profissionais e completou seu 50º aniversário em 2013. A data solenizada nesta terça é mais uma iniciativa para suscitar as questões da profissão nas discussões públicas.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Continue lendo