Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda já!

O que são Chakras? Aprenda a identificar bloqueios e alinhar suas energias

WeMystic Brasil
05 mar 2021 às 11:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você já fez alguma aula de yoga, praticou meditação ou experimentou alguma terapia de cura energética, como o Reiki, provavelmente já ouviu falar em Chakras — e, inclusive, que é importante mantê-los abertos, ou desbloqueados.


Mas o que exatamente são Chakras e como eles afetam nossa saúde física, mental, emocional e espiritual? O que você precisa saber para transformar a sua relação com o bem-estar, apenas com algumas práticas diárias simples? Vamos começar?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que são Chakras?

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ


Em sânscrito, a palavra "Chakra” significa "disco” ou "roda” e se refere a centros de energia presentes em nossos corpos. Cada uma dessas rodas ou discos de energia giratória constante corresponde a determinados feixes nervosos e órgãos.

Publicidade


Para funcionar em perfeitas condições, seus Chakras precisam permanecer abertos ou equilibrados. Se eles estiverem bloqueados, você pode sofrer com sintomas físicos ou emocionais relacionados a um ou mais centros energéticos.


Existem sete Chakras principais que percorrem a sua coluna. Eles começam na raiz, ou base, da coluna e se estendem até o topo da cabeça. Entretanto, vale dizer que algumas pessoas acreditam que todos nós temos pelo menos 114 Chakras diferentes no corpo.

Publicidade


Quais são os 7 Chakras?


Os Chakras mencionados com mais frequência são os sete principais que exploraremos com mais detalhes a seguir.

Publicidade


Chakra Básico


O Chakra Básico, Raiz ou Muladhara, está localizado na base da coluna e tem a cor vermelha. Fornece bases para a vida, ajudando você a se sentir aterrado e capaz de enfrentar os desafios. Ele também é responsável pelo senso de sobrevivência, e está relacionado a tudo aquilo que você utiliza para se equilibrar, como necessidades básicas — de alimentação, abrigo, segurança, etc — e emocionais.

Publicidade


Quando ele está bloqueado? Diversas doenças podem surgir a partir do bloqueio desse Chakra, incluindo transtornos de ansiedade, crises de pânico e fobias. Fisicamente, o primeiro Chakra está associado a problemas no cólon, na bexiga, nos processos de eliminação, ou na região lombar, nas pernas e pés.


Vale dizer ainda que, como qualquer um dos Chakras, o Chakra da Raiz pode estar hipo ou hiperativo. Quando está hipoativo, significa que está fechado ou bloqueado de alguma forma. Nesse caso, sintomas como ansiedade e insegurança podem surgir.

Publicidade


Agora, quando se encontra hiperativo, é como se as energias estivessem trabalhando fora do tempo e muito presas ao mundo material de um modo prejudicial. Deixar se entregar a prazeres físicos como comida ou relações, tornar-se muito apegado ao dinheiro e nutrir uma obsessão em se sentir seguro são indicadores de um Chakra Básico hiperativo.


Chakra Sacro

Publicidade


O Chakra Sacro, ou Svadhisthana, está localizado logo abaixo do umbigo e tem a cor laranja. Este Chakra é responsável por sua energia criativa. Também está ligado a como você se relaciona com suas emoções, e lida com as emoções dos outros.


Quando ele está bloqueado? Se você não está se sentindo inspirado criativamente ou tem alguma instabilidade emocional, seu Chakra Sacro pode estar desalinhado. Da mesma forma, o bloqueio também pode estar associado à disfunção (baixa libido, problemas hormonais ou infertilidade), medo de mudanças, depressão/euforia ou comportamentos relacionados a vícios.


Chakra Plexo Solar


O Chakra do Plexo Solar, ou Manipura, está localizado na área do estômago e tem a cor amarela. É responsável pela confiança e autoestima, além de ajudá-lo a assumir o controle de sua vida.


Quando ele está bloqueado? Sintomas como a baixa autoestima, raiva, dificuldades em manter o controle ou tomar decisões podem ser mais evidentes. Além de se sentir mal consigo mesmo, você pode expressar uma certa apatia, procrastinar ou começar a tirar vantagem das situações.


Em outros casos, também é muito provável que seu ego fique exacerbado, com fome de poder, resultando em um comportamento megalomaníaco e hiperativo. Fisicamente, um Plexo Solar desalinhado implica em dores de barriga, envolvendo problemas digestivos ou excesso de gases.


Chakra Cardíaco


O Chakra Cardíaco, ou Anahata, está localizado próximo ao coração, no centro do peito, e tem a cor verde e rosa. Não é nenhuma surpresa que esse centro energético se refira à nossa capacidade de amar e mostrar compaixão.


Quando ele está bloqueado? Um Chakra Cardíaco bloqueado pode dar lugar à tristeza, raiva, ciúme, medo da traição e ódio por si mesmo e pelos outros. Quando hipoativo, pode se manifestar em uma dificuldade em superar as mágoas do passado e perdoar. Como resultado, pode ser difícil dar e receber amor.


Quando hiperativo, por outro lado, pode exacerbar o amor, trazendo à tona um sentimento de dependência, carência e possessividade.


Chakra Laríngeo


O Chakra Laríngeo, ou Vishuddha, está localizado em sua garganta, e tem a cor azul. Este Chakra tem a ver com nossa capacidade de nos comunicarmos verbalmente — e na forma em que recebemos as informações externamente.


Quando ele está bloqueado? Quando o Chakra Laríngeo se encontra hipoativo, ou seja, funcionando de uma forma mais vagarosa que deveria, o indivíduo passa a engolir suas próprias palavras, sua essência e sentimentos.


Além de ter problemas para falar a verdade, pode ser mais difícil manter o foco, e o julgamento alheio se torna mais doloroso. Fisicamente, esse bloqueio pode se manifestar como dores de garganta, problemas de tireoide, rigidez de pescoço e ombros ou dores de cabeça tensionais.
Por outro lado, quando se torna hiperativo, os sinais manifestam-se por meio da verborreia e excesso do senso crítico.


Chakra Frontal


O Chakra Frontal, do Terceiro Olho, ou Ajna, está localizado entre suas sobrancelhas e tem a cor índigo. Agradeça a ele pelo forte poder intuitivo que você recebe de vez em quando — ou sempre, quem sabe? Lembrando que esse Chakra também está ligado à imaginação.


Quando ele está bloqueado? Você poderá ter problemas para acessar sua intuição, confiar em sua voz interior, relembrar fatos importantes ou aprender novas habilidades. E se os seus Chakras inferiores — também conhecidos como Básico, Sacro, do Plexo Solar e Cardíaco —estiverem desequilibrados, é provável que o Frontal também esteja, o que pode fazer com que você aja de forma mais crítica, indiferente e introvertida.


Um bloqueio do terceiro olho está associado a uma ampla gama de problemas, incluindo depressão, ansiedade e um comportamento mais crítico. Fisicamente, traz dores de cabeça, tontura e uma série de outros problemas neurológicos.


Quando hiperativo, por outro lado, leva a uma imaginação desenfreada, que nos leva para longe da realidade. Às vezes, com um Chakra Frontal nessas condições, habilidades de clarividência se tornam ainda mais ativas, podendo oprimir e assustar o indivíduo.


Chakra Coronário


O Chakra Coronário, ou Sahasrara, está localizado no topo de sua cabeça e tem a cor violeta. Seu Sahasrara representa a conexão espiritual consigo mesmo, com os outros e com o Universo. Também desempenha um papel importante no seu propósito de vida.


Quando ele está bloqueado? Quando o Chakra Coronário está pouco ativo, podemos nos sentir apáticos e energeticamente esgotados, com uma sensação de desconexão com o Universo.


Ao contrário dos outros Chakras, o Coronário muitas vezes só se abre totalmente por meio de asanas de yoga, exercícios meditativos direcionados ou em momentos muito específicos. Você pode ser capaz de ativá-lo, porém, por meio de práticas diárias — qualquer coisa, desde meditação, oração, até momentos de silêncio e gratidão — que podem trazer à tona esses momentos de conexão espiritual.


Quando hiperativo, esse Chakra se manifesta como um desejo desenfreado por bens materiais, que nunca parece satisfazer o indivíduo. Além disso, resulta em ganância, superficialidade e arrogância, que acarretam na desconexão com o próximo e com o Universo.


Como desbloquear os seus Chakras?


Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os Chakras, e sabe o que acontece quando eles não estão em perfeito equilíbrio, vamos ensinar algumas práticas simples que podem te ajudar a alinhar essas energias.


1. Movimente-se regularmente


Preste atenção às áreas dos quadris, pélvis, coluna, ombros e pescoço, e observe se existe alguma tensão ou enrijecimento. Se sim, é hora de trazer mais mobilidade e força aos pontos críticos. Yoga e Pilates são excelentes alternativas para a saúde dos Chakras, pois se concentram no movimento consciente, na força do core e na conexão com o solo.


2. Aposte em posturas de Yoga


Se você já tem algum conhecimento a respeito das posturas de Yoga, poderá exercitar diariamente seus Chakras por meio de alguns movimentos direcionados. Veja quais são alguns dos asanas que desbloqueiam cada centro energético.


Chakra Básico: Prasarita Padottanasana, Malasana e Postura da Montanha
Chakra Sacro: Pombo, Guerreiro II e Postura da Deusa
Chakra Plexo Solar: Postura do Barco, Torções e Guerreiro III
Chakra Cardíaco: Prancha reversa, Cachorro Olhando para Cima e Postura do Camelo
Chakra Laríngeo: Postura do Peixe, Halasana e Vela
Chakra Frontal: Postura da Criança, Golfinho e Postura da Águia
Chakra Coronário: Invertidas, Postura da Árvore e Savasana


3. Passe mais tempo na natureza


Visite cachoeiras, nascentes, parques, ou simplesmente ande descalço na grama. Isso te ajudará a conectar seu Chakra Básico à terra, e firmar seus sentimentos e pensamentos no momento presente. O agora é tudo o que temos; então aproveite, viva plenamente e permita-se estar em equilíbrio.


4. Medite


Use diariamente uma meditação de limpeza de Chakra específica para limpar esses centros de energia. Comece fechando seus olhos. Sente-se ereto com as mãos relaxadas sobre o colo. Vire as palmas para cima e permita-se receber tudo o que você puder neste momento. Convide as energias para que cheguem até você, de qualquer lugar do Universo.


5. Esteja ciente de suas emoções


Reserve um tempo para se tornar ciente do que você está sentindo diariamente. Isso permite que você esteja presente no aqui e agora e observe seus próprios sentimentos, refletindo e libertando-os.


O apego aos sentimentos também causa desequilíbrios em seu fluxo energético, portanto, reconhecê-los é um processo fundamental, e de extrema importância.


6. Escreva em um diário

Escrever sua tagarelice mental e pensamentos repetitivos permite que um espaço seja criado dentro de você, e evita que a energia fique bloqueada dentro do corpo e dos Chakras. A partir do momento em que você aceita o que está acontecendo em sua mente, você será capaz de mudar padrões inúteis e negativos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade