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Empoderamento e Pertencimento

Você já ouviu falar em midsize? Entenda tudo sobre o tema!

Heloisa Corso - Estagiária*
03 mar 2021 às 16:40

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- Reprodução Instagram/ Nanna Fernandes
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Muitas mulheres não conseguem se identificar como gordas ou magras e acabam ficando no campo pejorativo do "gordinha”. Foi na tentativa de excluir essa expressão que surgiu o 'midsize'. Trata-se de denominar este corpo fica no meio termo: não pode ser considerado plus size e nem magro. Apesar de ser proveniente da moda, hoje em dia é uma palavra usada para criar uma comunidade de mulheres que se identificam como 'mid' e que queiram compartilhar suas vivências.


O nome surgiu através da comediante norte americana Amy Schumer que não se via representada na moda plus size e nem pela "padrão”. De maneira espontânea e rápida, o termo foi adotado por mulheres que finalmente se sentiam representadas e inclusas em uma categoria. Há ainda a nomenclatura em inglês "Inbetweeners", que, em tradução livre, significa 'as que estão no meio'.

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De uma forma geral, o midsize engloba mulheres que vestem entre os números 44 e 52. O problema é que muitas delas se sentem perdidas nas numerações, principalmente quando em uma marca elas podem vestir 42 e, na outra, 46. A popularização do termo traz consigo uma onda de empoderamento e representatividade para as mulheres que encontram nessa categoria de vestimenta um perfil e modelos a seguir.

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Para a criadora digital Nanna Fernandes, o midsize contribui com o sentimento de pertencimento. "Não me via nas mulheres magras e nem nas mulheres gordas. Sentia que não havia espaço pra mim, e eu precisava de referências parecidas comigo. Em uma dessas buscas no Google, achei uma reportagem em inglês sobre o tema e me aprofundei para entender melhor. Quando descobri o que era midsize, senti que minha cabeça tinha explodido. Era como se eu tivesse feito a descoberta da minha vida. Mudou completamente a forma que eu me enxergo e me aceito. Não tenho mais vergonha de ter o meu corpo e muito menos de querer maltratá-lo. Consegui buscar referências de mulheres parecidas comigo e me sentir bem em ver que é possível gostar do meu corpo. Que eu não preciso ficar numa busca constante para me encaixar em algo que definitivamente não me encaixo”

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Fernandes aponta que, há alguns anos, as marcas não se preocupavam tanto em atender mulheres fora do padrão, mas que "em passos de formiga” a mudança vem acontecendo e está cada vez mais acessível consumidor este tipo de produtos.


Influenciadoras midsize

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O movimento midsize busca um lugar para mulheres que tem seus corpos invisibilizados pela população e marcas de roupas. Se você se enquadra no campo mid, elas são a escolha certa para inspiração de looks e coleções inclusivas.


Nanna Fernandes (@nannoca)

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Seguidora do movimento body positive, a influenciadora criou a #NoMeuCorpoÉAssim e mostra seu dia a dia e combinações de roupa para o corpo midsize.



Andressa Almeida (@eu.andy)


Em seu instagram, a modelo ensina o que é o midsize e posta relatos de como aceitar seu corpo. Possuindo um dos maiores nomes desse meio, a influenciadora conta com mais de 26 mil seguidores na rede social e criou as campanhas #ProjetoVerãoMeuCorpãoSemEdição #MeuCorpoMid


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


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