Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perda de olfato pode ser um deles!

Para além dos tremores: conheça outros sintomas da doença de Parkinson

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 nov 2021 às 15:49
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neurodegenerativa, progressiva e de origem desconhecida, o Parkinson é uma doença que pode levar à incapacidade funcional e gera um grande comprometimento da qualidade de vida dos indivíduos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Dentre o que se sabe dessa doença, está a origem: ela ocorre com a perda de neurônios da substância negra, uma área do cérebro que é responsável pela produção de dopamina, uma substância indispensável para que o cérebro consiga ter atividades normais e saudáveis

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ


Esses neurônios, chamados de dopaminérgicos, ajudam a controlar e ajustar a transmissão dos comandos conscientes para os músculos, que ocorrem através da produção e liberação da dopamina, transmitindo sinais nas áreas do cérebro responsáveis pela coordenação dos movimentos.

Publicidade

Para identificar sinais da doença e começar um tratamento precoce, o Parkinson tem se tornado um assunto bastante discutido do curso de enfermagem ao curso de medicina. Afinal, quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de controlar o quadro e oferecer maior qualidade de vida para o paciente.

Publicidade

Sintomas comuns e incomuns do Parkinson - Uma das dificuldades em relação ao Parkinson é identificar os sintomas, que vão muito além do já característico tremor.

Publicidade

Um outro sinal de alerta que pode ajudar a identificar a doença é um sintoma conhecido como bradicinesia, ou seja, a lentidão dos movimentos. Contudo, é normal que o indivíduo não seja o primeiro a identificar, precisando de outras pessoas para perceberem que ele está andando ou realizando atividades do dia a dia de forma mais lenta.

Publicidade

A micrografia, que é a escrita com letras pequenas, também pode ser um sinal. Para isso, é importante comparar a escrita do passado com a forma que o indivíduo está escrevendo agora. Se houver uma mudança significativa, com as letras menores e as palavras mais agrupadas, há chances de se tratar de um caso de Parkinson, principalmente quando outros sintomas estão presentes.

Publicidade

Um sintoma que se tornou comum recentemente, devido à Covid-19, é a perda do olfato. Apesar de também ser causado pela infecção do Sars-Cov 2, não sentir o cheiro de alguns alimentos, como bananas, café ou peixes, acende o alerta entre os profissionais de saúde ao identificar um caso.

Problemas para dormir, prisão de ventre, tonturas e postura curvada também são sintomas que devem ser revelados ao médico, principalmente quando a pessoa apresenta tremores constantes, sem causas aparentes. Eles ajudam a identificar a possibilidade de Parkinson, sendo possível investigar sobre a doença mais cedo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade