Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote essas dicas!

Planejamento financeiro: aprenda como garantir um futuro mais seguro

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 dez 2021 às 00:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter uma reserva econômica e investir na previdência privada são algumas medidas sensatas para lidar com incertezas do futuro


Com as constantes alterações nas regras da aposentadoria e a crise econômica que vem assolando o país, estabelecer um planejamento financeiro é a atitude mais sensata que todo brasileiro pode adotar para garantir um futuro mais seguro. Dados do Indicador de Reserva Financeira do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) apontam que 62% dos brasileiros não têm o costume de guardar dinheiro de forma planejada e, quando guardam, é apenas uma sobra do orçamento mensal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Guardar parte do salário todo mês não é apenas uma forma de lidar com qualquer imprevisto financeiro que possa aparecer em um futuro próximo, mas também pensar a longo prazo. Conforme a idade avança, as possibilidades de fontes de renda vão ficando cada vez mais limitadas, então contar com economias para sobreviver e levar uma vida confortável não só faz a diferença como também é indispensável, em muitos casos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação Fim da Linha

Entenda como funciona a lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus em São Paulo

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Aprovada em fevereiro

CNJ suspende medida que proíbe uso de cropped no STJ


Quando nos aposentamos, abrimos mão de um salário para viver apenas com o benefício do INSS, uma quantia que varia muito de acordo com o tempo de contribuição e o valor pago mensalmente ao longo do período trabalhado. A diferença pode ser muito grande, mas todos sabemos que as despesas continuam as mesmas. Por isso, é recomendado guardar pelo menos 30% do salário todos os meses para criar uma reserva de emergência.


Uma boa forma de garantir uma renda complementar ao benefício do INSS é pagar uma previdência privada, o que pode garantir um futuro mais confortável e sem as incertezas da previdência pública. A reforma da previdência tornou a trajetória até os benefícios fornecidos pelo governo ainda mais difícil, pois agora não é mais possível se aposentar pelo tempo de contribuição – apenas por idade. Sendo assim, investir em uma previdência privada desde cedo já garante um retorno considerável (com juros acrescidos) a médio ou longo prazo, tornando o caminho até a aposentadoria menos árduo.


Por mais que seja uma medida muito antecipada, é necessário aprender a investir hoje para poder usufruir lá na frente. O melhor momento para fazer isso é quando estamos em um momento estável da carreira, ganhando um salário que possa arcar com as despesas e ainda sobrar para as economias. O mercado financeiro oferece muitas possibilidades de investimentos para quem quer pensar no futuro, então lembre-se sempre de que, quanto antes for iniciado seu planejamento financeiro, melhor.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade