Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Podcast 'Noites Gregas' é uma aula de mitologia clássica, e das boas

Carla Balbi - Folhapress
11 fev 2021 às 09:28
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Se o Olimpo fosse um point turístico, Hesíodo seria um guia daqueles convencionais -o autor da "Teogonia", espécie de árvore genealógica dos deuses clássicos, faria um tour de algumas horas mostrando os principais monumentos aos visitantes.

Já Homero seria o equivalente a uma estadia de um mês num Airbnb, convivendo com os locais e compartilhando fofocas com os vizinhos por cima do muro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A analogia é feita pelo professor gaúcho Cláudio Moreno num dos primeiros episódios do podcast "Noites Gregas". E talvez se aplique à própria produção. Como Homero, Moreno narra as peripécias de deuses e heróis clássicos com a intimidade de quem os conhece desde que estavam na barriga da mãe -ou da cabeça do pai, no caso de Atena.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Cada episódio ou série de episódios apresenta um personagem do panteão clássico, da sua origem aos principais mitos em que aparece.

Publicidade


As exceções, até agora, foram um capítulo inteiro sobre um mito específico, o romance entre Eros e Psiquê. E os cinco episódios iniciais, em que o apresentador esclarece alguns conceitos gerais da mitologia clássica. Neles, conta por que há tantas versões diferentes para um mesmo mito, cita os diferentes nomes dos deuses na Grécia e na Roma Antiga, e explica qual é a origem dessas histórias em primeiro lugar -daí as menções a Homero e Hesíodo.


Moreno até poderia escorregar no tom professoral. Mas os melhores momentos de "Noites Gregas" são quando ele abraça o papel. É o caso, por exemplo, de uma seção inaugurada mais para frente, em que o apresentador responde a perguntas enviadas por apoiadores do podcast. Quem diria que o clichê escolar de que os colegas podem ter as mesmas dúvidas que você enfim se provaria real?

Publicidade


Tudo isso é embalado por uma trilha sonora digna de um festival dionisíaco, uma lira cuja melodia o ouvinte logo passa a cantarolar junto.


É verdade que Moreno tem uma vantagem indiscutível. Os mitos são vibrantes por si só, e não é à toa que eles vira e mexe voltam à baila em séries, filmes e best-sellers infantojuvenis.

Publicidade


Mas mesmo mitos puídos ficam mais saborosos no tom cáustico do apresentador, que inclui, entre outros, comparações com super-heróis da Marvel e uma certa implicância com o "Hércules" da Disney.


Só vale avisar -como o próprio professor volta e meia repete- que o maior objetivo da produção é contar histórias, e não analisá-las à luz de outros campos, como a sociologia, da antropologia ou da psicologia. Ainda que, quando Moreno escorregue para a disciplinas, suas ponderações sejam sempre bem embasadas.


A boa notícia é que "Noites Gregas" ainda tem um vasto território a explorar. Segundo a equipe, a ideia é completar o rol de principais deuses gregos para, no mês que vem, mergulhar na Guerra de Troia. E quando isso se esgotar, ainda restam as tragédias.

NOITES GREGAS
Onde: disponível no Spotify
Avaliação: muito bom


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade