Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
8 canais para você curtir

Dia Nacional do Podcast: conheça programas produzidos em Londrina

Nicoli Suman - Estagiária*
21 out 2020 às 14:38
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os podcasts estão com tudo e seguem transformando a forma de consumir conteúdo na internet. E para quem não sabe, 21 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Podcast. A ideia da data é promover ainda mais esse formato de mídia em constante ascensão.


Mas o que são os podcasts? Podcasts são como programas de rádio. A diferença é que podem ser consumidos a qualquer momento. Vale lembrar que os conteúdos são gratuitos. O único gasto que você poderá ter é com a assinatura do seu streaming de preferência. No entanto, você também pode escutar em um site ou aplicativo só de podcast no seu smartphone.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com uma pesquisa do Deezer, plataforma de distribuição de músicas e podcasts, só em 2019 o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil. Um dos motivos que pode explicar o crescimento do número de ouvintes é o aumento da oferta e o investimento de veículos de comunicação neste formato. Seja no trânsito, lavando louça, na praia ou na academia, sempre dá para acompanhar um podcast sobre o assunto que você preferir. Por isso, separamos uma lista de podcasts sobre diversos assuntos produzido por pessoas de Londrina. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Marca

Justiça suspende decisão que proibia dona do Facebook de usar nome Meta no Brasil

Imagem de destaque
Pouca procura

Cancelado pela Globo e retirado do Globoplay, The Voice Brasil vai parar no YouTube

Imagem de destaque
Doença de Fabiana Justus

Procura por leucemia mieloide aguda atinge pico de buscas no Brasil

Imagem de destaque
Meta

WhatsApp corta verba para checagem de informações em ano eleitoral


PODCHEF MASTERCASH - Um papo bem feijão com arroz

Publicidade


Você já imaginou um podcast sobre o reality MasterChef e experiências gastronômicas? Com uma pitada de bom humor, surgiu a proposta do Podchef Mastercast, podcast criado pelos jornalistas João Gabriel Alves Mariucci, 23, e Victor Costa Assis, 23. A ideia da produção surgiu em 2019 e os criados contaram com a ajuda da colega, também jornalista, Nathalia Perezin para a criação do nome. O projeto partiu para a prática em 2020 e no mês de julho foi lançado o episódio piloto.


Divulgação
Divulgação


Segundo João Gabriel Alves Mariucci, o podcast semanal comenta tudo o que rolou no MasterChef. "Apostamos em um formato descontraído e despretensioso, misturando experiências pessoais, humor e, claro, gastronomia", contou. Com o fim da atual temporada do programa, a dupla planeja os próximos passos do podcast e produz novos conteúdos para aprofundar ainda mais em temas ligados à gastronomia com uma linguagem acessível e descontraída, marcas já consolidadas do projeto.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Se você quiser conferir mais sobre assuntos variados da gastronomia você pode acessar a página no Instagram @podchefmastercast
No Spotify, aqui.


SE7E CAST

Publicidade


Definir assunto, roteirizar, gravar, editar, postar e produzir arte de divulgação são algumas das tarefas que entraram para a rotina da estudante de jornalismo Lara Bridi. Aos 20 anos de idade, ela resolveu aproveitar o tempo livre que teve na quarentena e tirou a ideia de criar um podcast do papel. Assim, no dia 22 de março de 2020 nasceu o SE7E Cast. O assunto principal abordado é cinema, assim como o próprio nome já diz: a sétima arte. A estudante conta que escolheu produzir um podcast, pois queria ter um espaço acessível para falar sobre o tema.


Divulgação
Divulgação


Conforme os episódios foram saindo, os conteúdos passaram a abordar sobre outras áreas dessa arte e hoje o programa aborda séries, televisão, premiações e muito mais. Com episódios semanais, o podcast está disponível no Deezer e Spotify. "Eu sempre sonhei em poder trabalhar com cultura. Cinema é uma arte do cotidiano, é uma ferramenta da sociedade que passa ideias e sentimentos", relatou.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Os episódios também são divulgados no IGTV do @larabridi
No Spotify por aqui.


DESVESTINDO A MODA

Publicidade


Com o intuito de compreender a moda, através da desconstrução de estigmas e busca por novos olhares sobre identidades e consumo é que Thaynara Junqueira, 23, deu início à produção do podcast Desvestindo a Moda. O podcast começou em maio e conta com um episódio por mês. A estudante de jornalismo discute moda sempre com diferentes convidados. Ela sempre quis trabalhar de alguma forma com jornalismo de moda e, por já ter um conhecimento prévio de edição de áudio, escolheu produzir um podcast.


Divulgação
Divulgação


A ilustração de cada episódio é feita por um artista diferente, afim de para trazer pessoas diversas como uma forma de trabalho colaborativo e divulgação de outros artistas. Para ela, moda é muito mais do que estamos acostumados a perceber. "Com o podcast eu mostro para as pessoas que a moda é muito mais próxima de nós do que imaginamos. Quero passar a ideia de que para compreendermos a moda precisamos entender que ela se relaciona com a ciência, história e a ciências sociais", explicou.

Publicidade


Se você quiser conhecer mais sobre a Thaynara, pode encontrá-la no Instagram @thaynarajunqueira
No Spotify por aqui.


FUTEBOL DO SUL DO MUNDO


Se o assunto é futebol, pode deixar na conta do Futebol do Sul do Mundo. O podcast criado inicialmente pelos estudantes de jornalismo Gabriel Silveira, 21, e Hiury pereira, 22, fala do esporte mais amado do Brasil. Com a chegada do terceiro integrante desse time, Gustavo Stresser, 20, os amigos abusam do bom humor e criam uma atmosfera onde o ouvinte se sente parte da conversa. "Nós continuamos a fazer o que já fazíamos antes quando nos encontrávamos, só que agora gravamos", contou Hiury Pereira.


Divulgação
Divulgação


O intuito do podcast é falar do futebol da América Latina que, muitas vezes, é deixado de lado por grandes veículos de comunicação. Sem roteiro pré-definido, os três amigos discutem, duas vezes por semana, futebol de uma maneira leve e descontraída, tentando sempre trazer convidados diferentes. " Só 30% dos que a gente fala dá para levar a sério, o resto é piada e brincadeira", disse Gustavo Stresser. Vale ressaltar um diferencial do podcast, que possui legenda nos episódios publicados no Instagram.


Divulgação
Divulgação


Você pode acompanhar os conteúdos também no Instagram @futebolsuldomundo
No Spotify por aqui.


DESCE DEZ


Nada melhor do que o um encontro em uma mesa de bar para matar a saudade dos amigos, não é mesmo? Assim surgiu o Desce Dez, o podcast que fala desde alienígenas até dicas para se fazer um bom churrasco. De uma maneira descontraída, com muitos convidados e voltada para o entretenimento, o Desce Dez reúne os amigos Danilo Pontes Rodrigues, 31, Luiz Henrique Lemes, 29, André Silva Rodrigues, 31, Ingridhi Borges, 30, Danilo Rua, 31, e Carlos Roberto Jr, 31. Com episódios semanais, a produção simula virtualmente um bate papo em uma mesa de bar.


Divulgação
Divulgação


O podcast nasceu para diminuir a distância entre amigos que hoje moram em cidades distantes. O Desce Dez nasceu em abril de 2019 e já possui mais de 60 episódios. "Como uma boa mesa de bar não temos um tema especifico e acabamos divagando sobre universos paralelos, "guias" de como fazer um bom churrasco, relacionamentos amorosos, temas nostálgicos e histórias sobre vestibular e concursos", apresentou André Silva Rodrigues. Além de todo esse conteúdo disponível, os amigos lançam também o "Desce News", que é um spin-off comentando notícias.


Acompanhe outros conteúdos no Instagram @descedez_podcast
No Spotify por aqui.


QUALÉ


O QualÉ! surgiu depois de um trabalho da faculdade de jornalismo desenvolvido em 2018 para a disciplina de radiojornalismo. Os amigos Lucas Petinatti, 21, e Tiago Bueno, 31 sentiram vontade de continuar com o trabalho de alguma forma e resolveram criar um podcast. Com o objetivo de falar de temas do cotidiano, com uma abordagem envolvendo a relação entre sociedade e tecnologia, os amigos pretendem retomar as atividades em breve com episódios quinzenais.


Divulgação
Divulgação


"A gente sempre traz pro bate-papo alguém que entende do assunto e que vivencia tudo no dia a dia", relatou Tiago Bueno. No último episódio do podcast, por exemplo, o assunto foi a volta às aulas e os desafios de trabalhar com o EAD (Ensino à Distância). Outros assuntos já abordados foram sobre os impactos psicológicos da pandemia e como a tecnologia tem sido importante durante o período de isolamento. A produção está disponível no Spotify, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.


No Spotify por aqui.


FOLHACAST


O podcast da Folha de Londrina, FolhaCast, aborda os mais diversos assuntos. Sempre buscando falar sobre cultura, entretenimento e jornalismo, a produção começou em 2018 e conta com diversos programas. Cada programa tem sua periodicidade, alguns são semanais, outros quinzenais e mensais. A ideia de criar o podcast surgiu por causa das eleições e o assunto rendeu a primeira coletânea de entrevistas com os candidatos.


Divulgação
Divulgação


Segundo a editora do canal e apresentadora dos programas 'Sobe Som' e 'Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022', Patricia Maria Alves, 39, conforme o tempo vai passando, os conteúdos são diferentes. "Para as eleições de 2020 nós estamos fazendo um resgaste da ideia que tivemos na época de lançamento do podcast, estamos produzindo uma série sobre as eleições". Além da série, outra novidade que está tendo repercussão é o 'FolhaCast Futebol Clube'. O programa apresenta três repórteres que comentam sobre futebol. Outras produções que vêm ganhando espaço são o quadro "Pontos da semana" e "Supernova".


No Spotify por aqui.


PODCAST DA ALMA


Informação, cultura e vida criativa! Essas são as propostas do podcast criado pela rádio web Alma Londrina. A iniciativa começou em maio de 2020 com o objetivo de promover e disseminar a produção de jornalismo local. A produção é feita pelo Núcleo de Jornalismo da Alma Londrina Rádio Web, com patrocínio do PROMIC. Os responsáveis por criar os conteúdos que vão ao ar são: Teixeira Quintiliano, Bruno Leonel, Ana Carolina Arruda Franzon e Daniel Thomas. Até o momento, o podcast conta com 45 episódios, mais de mil minutos de áudio e 200 participações em entrevistas.


Divulgação
Divulgação


Com três episódios semanais, a missão é promover os valores do desenvolvimento humano, comunidade, cidadania e enfrentamento da desinformação. De acordo com Ana Carolina Arruda Franzon, 39, responsável pela edição e apresentação dos programas, a rádio possui um repertório diversificado. "O Podcast da Alma fala de jornalismo local, cultura, agenda cultural, poesia e artes performáticas, cinema e artes visuais e muita música. Também fala de divulgação científica, preservação do meio ambiente, proteção da biodiversidade, mobilidade urbana e cidade para pessoas, promoção da igualdade de gênero, e promoção da saúde, com uma editoria especial sobre a pandemia e seus efeitos em nossa comunidade", comentou.


Acompanhe os episódios também pelo Instagram @almalondrinaradio
No Spotifiy por aqui.


Lembrando que esses são apenas alguns dos podcasts realizados por pessoas de Londrina.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade