Pesquisar

Canais

Serviços

- Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dependência

Por que as pessoas estão tão viciadas nos stories do Instagram?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 jul 2021 às 16:58
Continua depois da publicidade

Realmente estamos viciados nas redes sociais? Recorremos à palavra "vício”, mas é preciso ter certeza de que usamos essa palavra corretamente porque, muitas vezes, não significa o que as pessoas pensam que significa. O vício não é "eu gosto muito”, "eu uso bastante” ou "às vezes, até me arrependo de usar demais”. Ele é uma dependência persistente e compulsiva de um comportamento ou substância que prejudica o usuário.

Continua depois da publicidade


O que a maioria das pessoas quer dizer com "estão viciadas em suas mídias sociais” é que as usam mais do que gostariam e as utilizam mais do que gostariam porque, o fato é que esses produtos são feitos por pessoas que realmente entendem o que o faz clicar e o que o faz funcionar melhor do que você mesmo.

Continua depois da publicidade


O viciado desfruta dos benefícios da gratificação imediata, mas não percebe as possíveis consequências negativas a longo prazo. Portanto, o abuso das redes sociais pode facilitar o isolamento, o mau desempenho social, o desinteresse por outras questões e até mesmo alterações de comportamento como irritabilidade, bem como estilo de vida sedentário ou distúrbios do sono.


Como isso afeta o cérebro?

Continua depois da publicidade


A psicóloga Rosangela Sampaio explica que os vícios são construídos com um certo padrão em mente, composto por quatro etapas: um gatilho, uma ação, uma recompensa e, finalmente, um investimento. E é por meio de ciclos sucessivos dessas quatro etapas que formamos esses hábitos de longo prazo, que nós mudamos nossos padrões de comportamento.


Rosangela acredita que tudo se resuma a esses gatilhos internos de emoções, já que durante esse processo o usuário esteja procurando algum tipo de alívio para algum desconforto.


Quando não tratamos a causa tendemos a viciar nosso cérebro em processos disfuncionais na busca por esse alívio.


Dicas para as pessoas usarem as redes sociais com moderação


Não é uma coisa fácil de fazer, mas reduzir seu uso irá liberar tempo para gastar em outras coisas e ajudá-lo a estar mais focado.



Deixo aqui seis maneiras de fazer suas atividades sociais funcionarem para você.


1 - Desative seus aplicativos de mídias sociais enquanto não estiver usando;


2 - Defina um cronômetro para seu tempo de uso;


3 - Desligue o telefone e descubra coisas novas para fazer;


4 - Siga apenas as contas / amigos que agregam valor;


5 - Resista ao impulso de compartilhar tudo;

6 - Implemente um dia de mídia social gratuita a cada semana.


Continue lendo