Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Autocuidado

Por que é tão importante fazer exames de rotina?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 ago 2021 às 14:23
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manter a saúde em dia é também praticar o autocuidado. Por inúmeros motivos, muitas pessoas acabam cedendo ao sedentarismo, seja por falta de tempo ou por falta de disposição física para procurar se exercitar e se alimentar melhor, e, como um plus, também deixam de procurar um médico de tempos em tempos para fazer um check up geral. Além de todos esses fatores serem prejudiciais à saúde a longo prazo, não saber como está o seu corpo e o seu organismo também pode trazer à tona problemas indesejáveis e doenças silenciosas.


Os exames de rotina funcionam como uma manutenção da sua saúde, e por isso a periodicidade desse cuidado é extremamente importante. Especialistas afirmam que é indicado que pessoas com menos de 30 anos façam consultas de rotina uma vez por ano, caso não tenham comorbidades. Já para quem já tem algum problema de saúde e está entre os 30 e os 59 anos o ideal é uma visita ao clínico geral e às especialidades médicas próprias a cada seis meses. Depois dos 60 anos, o ideal é que o paciente procure um médico a cada três meses para um acompanhamento próximo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Afinal, é por meio de visitas frequentes ao médico, com a realização dos exames de rotina, que é possível identificar doenças como a hipertensão arterial, por exemplo, que é silenciosa e muitas vezes só é descoberta quando o paciente já apresenta episódios de pressão alta; é o caso também da diabetes, que costuma apresentar sintomas quando já está alta. Entre os exames mais comuns de rotina, estão os exames de hemograma completo, glicemia, ureia, creatinina, ácido úrico, vitaminas, eletrocardiograma e, em alguns casos, exames mais específicos como endoscopia e ecodoppler.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil

Imagem de destaque
Cobrou

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR

Imagem de destaque
Investigação

Quem são e o que pesa contra os suspeitos do caso Marielle Franco, segundo a PF

O tratamento humanitário, ou seja, a conversa "olho no olho” com o médico nas consultas também faz toda a diferença na hora de buscar um acompanhamento médico, sendo uma forma de aproximar o paciente e incentivar o retorno às consultas. Com um acompanhamento médico próximo e a prática de exercícios físicos e uma dieta indicada por seu médico ou nutricionista, você faz a manutenção correta da sua saúde, evitando doenças e ganhando qualidade de vida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade