Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Liberdade

Repórteres Sem Fronteiras alerta para discurso anti-imprensa no Brasil

Redação Bonde com Ansa Brasil
04 mai 2022 às 09:05
- Reprodução/ Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ONG (Organização Não-Governamental) RSF (Repórteres Sem Fronteiras) publicou na terça-feira (3) o ranking global de liberdade de imprensa e fez um alerta para os discursos cada vez mais antimídia no Brasil. O país aparece somente na 110ª posição entre 180 países, "subindo" uma colocação em relação ao ano passado.


Ainda segundo o órgão, a relação entre imprensa e governo está piorando mais no decorrer do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A desconfiança em relação à imprensa, alimentada pela retórica antimídia e pela banalização do discurso estigmatizante da classe política, especialmente no Brasil (110º do Ranking), em Cuba (173º), na Venezuela (159º), na Nicarágua (160º) e em El Salvador (112º), ganhou mais terreno. Cada vez mais visíveis e virulentos, esses ataques públicos enfraquecem a profissão e incentivam processos abusivos, campanhas de difamação e intimidação - principalmente contra mulheres - e assédio online contra jornalistas críticos", aponta o texto publicado pela ONG.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Na análise global, a RSF pontua que existe um "número recorde de países em uma posição muito grave", sendo que 12 nações estão na "lista vermelha", incluindo a Rússia e Belarus. Esses dois países são extremamente alinhados e o regime de Aleksandr Lukashenko é o único a apoiar abertamente Vladimir Putin em sua guerra na Ucrânia.

Publicidade


O conflito europeu, inclusive, ganhou destaque na análise publicada.


"Internacionalmente, a assimetria entre sociedades abertas, por um lado, e regimes despóticos que controlam seus meios de comunicação e suas plataformas enquanto travam guerras de propaganda, por outro, enfraquece as democracias. Em ambos os níveis, essa dupla polarização é um fator de intensificação das tensões", afirma o relatório.

Publicidade


"A invasão da Ucrânia (106ª) pela Rússia (155ª) no final de fevereiro de 2022 é emblemática do fenômeno, pois foi preparada por uma guerra de propaganda", comentam os especialistas.


A RSF também chama atenção para a falta de regulamentação da comunicação online, ressaltando que o ranking "mostra os efeitos desastrosos do caos da informação (um espaço digital globalizado e desregulamentado, que favorece a informação falsa e a propaganda)".


Os melhores do ranking, mais uma vez, foram Noruega, Dinamarca e Suécia. Os demais países do top 10 foram Estônia, Finlândia, Irlanda, Portugal, Costa Rica, Lituânia e Liechtenstein.


Por outro lado, os 10 piores nações em liberdade de imprensa são: Coreia do Norte (180), Eritreia (179), Irã (178), Turcomenistão (177), Myanmar (176), China (175), Vietnã (174), Cuba (173), Iraque (172) e Síria (171).

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade