Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Para mulheres

Secretaria da Mulher de Londrina tem curso de educação financeira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 mai 2022 às 13:14
Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira (18), às 14h, o COM (Centro de Oficinas para Mulheres), da SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), vai realizar a oficina “Educação Financeira: você sabe utilizar seu dinheiro?”. A atividade será na sede da SMPM, que fica na Rua Valparaíso, 189, esquina com a Avenida Higienópolis. As mulheres interessadas em participar devem se inscrever pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056, pois as vagas são limitadas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A responsável pela oficina será a professora Regina Célia Guapó Pasquino, que é coordenadora do projeto de extensão “Educação Financeira, Matemática, Economia e Cidadania”, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O projeto é conduzido em parceria com o Programa de Capacitação em Economia Doméstica e Financeira, iniciativa voltada às mulheres atendidas pela SMPM. Pasquino é doutora em Educação Matemática, pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), mestra em Matemática pela USP (Universidade de São Paulo), licenciada e especialista em Matemática pela UEM Universidade Estadual de Maringá).

Continua depois da publicidade


O foco da atividade será o desenvolvimento da conscientização acerca da importância de orçamentos e planejamentos financeiros em longo prazo. Para isso, serão apresentados aspectos da matemática básica, como juros simples, porcentagem e operações com números inteiros e valores monetários.


Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Liange Doy Fernandes, a intenção é mostrar para as mulheres participantes das atividades do Centro de Oficinas e das ações da Prefeitura os produtos que existem no mercado financeiro, de forma simples e acessível. Dessa forma, elas saberão o que estão contratando quando necessitam do auxílio financeiro de instituições como os grandes bancos. 


“Estamos passando por um período pós-pandemia, onde muitas pessoas tiveram suas finanças afetadas dada a crise econômica e as mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Pensando nisso, nós queremos ajudar as mulheres a entenderem mais sobre o assunto, para que elas consigam se adaptar aos novos cenários e se desenvolvam na área da educação financeira”, explicou Fernandes.

Continua depois da publicidade


Uma das vertentes do projeto coordenado por Pasquino procura desenvolver nos consumidores o cuidado com as práticas de consumo e com os produtos oferecidos pelas instituições financeiras, como empréstimos, que podem ser um dos grandes colaboradores para o endividamento da população. “Essa é uma parceria com o projeto de extensão da UEL, onde vamos começar com essa oficina sobre educação financeira e, no dia 25 desse mês, terá outra rodada com um bate-papo sobre consumo e endividamento”, comentou a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo.


No dia 25 de maio, às 14h, haverá outra atividade ligada ao mesmo projeto. O bate-papo “Quando e onde comprar?” abordará questões referentes ao consumo e ao endividamento. As mulheres acima de 18 anos interessadas em participar podem se inscrever pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. A ação também será conduzida pela Dra. Regina Célia Guapó Pasquino, no COM.


Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), pelo telefone (43) 99945-0056.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade