Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desmistificação

Seis mitos e verdades sobre emagrecimento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2021 às 17:12
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para boa parte das pessoas, emagrecer pode ser um longo desafio, principalmente quando as estratégias de emagrecimento estão baseadas em "dietas de amigos” e outras informações que não levam em conta a necessidade do acompanhamento personalizado. Por isso, é essencial a orientação de um médico ou nutricionista nesse processo, de forma a garantir que a perda de peso ocorra de maneira saudável e efetiva. "Além de desenvolver uma dieta adequada, o nutricionista também pode avaliar a necessidade de uma suplementação que potencialize o emagrecimento. Atualmente, é possível contar com ativos naturais, manipulados de forma individualizada para as necessidade de cada paciente”, afirma o nutricionista ortomolecular Rafael Felix, consultor da Via Farma.


Para um bom resultado, é essencial optar por fórmulas naturais que tenham eficácia comprovada em estudos – daí a importância dessa escolha ser feita junto de um médico ou nutricionista. "Mas é importante lembrar que qualquer suplementação será apenas complementar a uma rotina disciplinada de exercícios e alimentação saudável”, completa o nutricionista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ajudar na missão de emagrecer de forma efetiva – e o mais importante, com saúde – o especialista falou sobre alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor


Um bom peso é tudo que importa para a saúde

Publicidade


Mito. O peso mostrado na balança convencional pode não dizer muito sobre o estado de saúde de uma pessoa. Imagine que, aos 20 anos, um indivíduo tenha 50kg, com uma boa massa muscular e baixo percentual de gordura. Mas, se essa mesma pessoa chegar aos 40 anos com os mesmos 50kg, compostos por alto percentual de gordura e pouca massa muscular, sua chance de desenvolver síndrome metabólica e resistência à insulina, por exemplo, será aumentada. No fim das contas, o que mais importa não é o peso, mas sim a composição corporal, que é a proporção entre gordura e massa magra no organismo.


Emagrecer é a mesma coisa que perder peso

Publicidade


Mito. Ao contrário do que muitos acreditam, há uma diferença entre os dois conceitos. Perder peso quer dizer "diminuir o número na balança”, independente da proporção de gordura e massa magra que foi perdida. Já o emagrecimento vai além disso: é a redução da gordura corporal com mínimas alterações no volume de massa muscular. Quanto mais massa magra no organismo, maior é o gasto calórico em repouso e mais rápida também será a queima de gordura.


Musculação emagrece

Publicidade


Verdade. Embora os treinos aeróbicos sejam mais associados ao emagrecimento, a musculação também é importante nesse processo. Isso porque, além de gastar calorias, essa atividade ajuda a aumentar o metabolismo basal. Isso significa que à medida que se ganha massa muscular, aumenta-se também o gasto energético e a queima de gordura.


Fazer exercício aumenta a fome

Publicidade


Mito. Existe o boato de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não é verdade – o exercício é sim uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal, especialmente a musculação. Estudos mostram, inclusive, que além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.


É possível emagrecer com ativos naturais

Publicidade


Verdade. A fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados e alguns não possuem critérios para o uso de certos fármacos. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente. A combinação entre extratos de manto de senhora, oliva, hortelã selvagem e sementes de cominho (FourSlim), por exemplo, é capaz de ajudar na redução da fome e da compulsão por doces, facilitando a dieta e potencializando o emagrecimento.


Beber água ajuda a emagrecer

Verdade. Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios físicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade