Pesquisar

Canais

Serviços

- Istock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
NOVIDADE

Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais diversas

Redação Bonde com Agência Brasil
27 abr 2022 às 11:11
Continua depois da publicidade

Sete em cada dez empresas no Brasil fazem uso de tecnologias digitais diversas. O resultado está na Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois, feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Há cinco anos, o índice estava pouco abaixo da metade (48%).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A pesquisa considerou 18 tipos de tecnologias digitais, como automação digital (com e sem sensores), sistemas integrados para fabricação de produtos, impressão 3D, produção com auxílio de inteligência artificial e análises de modelos virtuais para projetos.

Continua depois da publicidade


Entram também no rol de soluções técnicas avaliadas pela CNI controle remoto de processos de produção, aplicações de inteligência artificial nas fábricas, robôs colaborativos, dispositivos “vestíveis” utilizados por trabalhadores (como relógios inteligentes) e coleta e análise de grandes quantidades de dados (também chamadas de Big Data, no termo em inglês).


Segundo o levantamento, apesar do índice de 69%, “a maioria das empresas utiliza uma baixa quantidade de tecnologias digitais, indicando que se encontram em uma fase inicial do processo de digitalização”. 


Entre as empresas que adotam tecnologias digitais, 26% utilizam de 1 a 3; 22% de 4 a 6; 14% de 7 a 9 e 7% mais de 10 inovações listadas.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade