Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Febre na internet

TikTok é aplicativo mais baixado durante a pandemia

Folhapress
28 jul 2020 às 10:19
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2018, muitos disseram que o aplicativo daquele ano era o TikTok. Estavam errados. Ele é o aplicativo de 2020.

Durante a pandemia, a rede social de vídeos consolidou sua posição como um dos aplicativos mais baixados do planeta. No primeiro semestre de 2020, teve o melhor desempenho de um app na história: 315 milhões de downloads. No segundo trimestre, competiu apenas com o Zoom em número de downloads.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado é que mais de 2 bilhões de pessoas já baixaram o app. Com as pessoas trancadas em casa, o aplicativo mostrou-se um bom companheiro. Isso se reflete no tempo que as pessoas gastam nele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Em média, toda vez que um usuário abre o TikTok, fica lá por 294 segundos. Como base de comparação, o tempo gasto no Instagram por sessão é de 144 segundos, em média, e, no Twitter, de 114 segundos.

Publicidade


A explicação está no fato de o TikTok ter sido construído para otimizar o consumo de vídeos no celular. Quando alguém abre o TikTok, ele já começa a exibir vídeos na hora, que ocupam a tela toda do aparelho. Ele não tem um "feed", como têm o Facebook ou o Instagram.


Em outras palavras, a comida é servida diretamente, sem que o usuário precise olhar o cardápio. Além disso, o TikTok não se importa se você criou uma conta ou não, nem se você tem muitos ou poucos seguidores (o chamado "social graph").

Publicidade


Além disso, ele dá a oportunidade de viralização tanto para quem é grande quanto para quem é pequeno. Se o conteúdo é bom, a inteligência artificial da plataforma vai testando-o sucessivamente para públicos cada vez maiores, ampliando seu alcance se ele continuar a "performar".


Ademais, o TikTok adotou um modelo agressivo de parcerias com celebridades. Há rumores de que a plataforma chegou a pagar influenciadores para postar lá.

Publicidade


Investiu também pesado em publicidade. No início de 2019, 13% de todos os anúncios exibidos no Facebook eram do TikTok. A plataforma chegou a gastar US$ 3 milhões por dia com anúncios. Os gastos foram praticamente zerados a partir de abril de 2019. Não era preciso investir mais. O jogo já estava ganho.


Com grande sucesso vêm grandes responsabilidades. O TikTok é produto da chinesa Bytedance. A empresa é considerada hoje a startup mais valiosa do planeta. E uma das mais ágeis. Além do TikTok, já tem produtos na área de música (Resso) e mensagens (Feiliao), para competir com o Spotify e o WhatsApp.

Publicidade


Neste exato momento, o TikTok está sob ataque. Vem sendo acusado de coletar dados exorbitantes dos usuários. Há também ameaças de que possa ser banido nos Estados Unidos, por alegado risco à segurança nacional. Se isso acontecer, a decisão não será fácil.


Banir o TikTok será equivalente a colocar fim ao sonho da internet enquanto rede para a qual ninguém precisa pedir permissão ("permissionless"). O banimento seria o oposto de toda a ideologia do Vale do Silício, de uma rede aberta.

Se for exigido que ele seja retirado das lojas de aplicativos, a decisão poderá fraturar a internet. Terá sabor de ponto final em uma certa inocência da rede que conhecemos até agora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade