Notícias

Tomar sol no períneo não traz benefícios e representa riscos

09 dez 2019 às 16:37

A nova febre do momento trazida por influenciadores digitais é tomar sol no períneo, região muscular entre o ânus e os órgãos genitais. Eles têm posado para fotos em uma posição não muito confortável para poder bronzear essa área e ter os "benefícios” de aumentar a libido, ter mais energia e ajudar a ter uma boa noite de sono. Porém, não há nada científico que comprove tais benefícios e o bronzeamento não passa de mais uma modinha. É o que indicam os profissionais de saúde, que alertam que a prática pode trazer riscos à saúde.

A moda começou após a influencer americana Meagan (@metaphysicalmeagan) postar uma foto deitada de pernas abertas para o sol, em cima de uma pedra. O ponto vital, diz a americana, que se define como terapeuta, é o períneo. Cinco minutos de banho de sol no local fornecem energia para horas de atividade física. Protetor solar é dispensável.


O DJ Diplo, conhecido por fazer uma parceria com Anitta e Pabllo Vittar no hit "Sua Cara", é um dos adeptos da prática. Na última quarta-feira (4), o DJ chocou seguidores ao postar uma foto "dando bom dia ao sol". "Apresentando minha oferta de paz para a mudança climática", brincou o DJ na postagem em seu perfil no Instagram. Em apenas quatro horas, a foto teve mais de 270 mil curtidas.


"O objetivo não é bronzear. Protetor não é exigido. O principal conselho é não passar de cinco minutos de exposição ao sol", disse Meagan, de acordo com o jornal Sun. "Dá mais energia do que xícaras de café. Não apelo mais ao café para dar partida ao meu dia. Estou tirando a energia de que preciso do sol. Estou dormindo melhor e precisando dormir menos", continuou a influenciadora, que tem toda uma teoria sobre o tema e foi seguida por outros influenciadores pelo mundo.


A fisioterapeuta pélvica do Urocore Centro de Urologia, de Londrina, Alini Cardoso, especialista no tratamento da musculatura do períneo, explica que não há comprovação dos tais benefícios do bronzeamento da região.


"Tomar banho de sol, moderadamente, é importante e traz vários benefícios, como a melhora do sistema imunológico e a absorção do cálcio no organismo. Mas essa história de tomar sol no períneo é apenas um mito. Não há comprovação científica alguma que aponte esses tais benefícios. Pelo contrário. Essa exposição ao sol pode causar queimaduras ou problemas de pele, já que esta é uma região bastante sensível”, alerta a fisioterapeuta.


Ela lembra que a melhor forma de manter a saúde da região pélvica é garantindo o fortalecimento dela com exercícios específicos e acompanhados por profissionais especializados.

"Não recomendamos de maneira alguma esta prática de bronzear o períneo. Esta é apenas mais uma das bizarras modas da internet. O correto é fortalecer a musculatura do períneo, o que vai impedir a incontinência urinária e fecal, aumentar a saúde e a libido, impedir a flacidez entre outros benefícios”, explica.


Continue lendo