Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prevenção de mais casos

Vacinação, testes e isolamento são necessários para conter variante delta

Folhapress
08 jul 2021 às 15:23
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialistas afirmam que intensificação da vacinação, melhora da testagem para identificar casos de Covid-19 e isolamento social são necessários para frear o avanço da variante delta do coronavírus, que, segundo estudos, tem uma transmissão mais rápida.


O médico sanitarista e professor de saúde pública da USP Gonzalo Vecina Neto aponta a intensificação da testagem nos aeroportos para impedir a entrada de infectados como medida que já deveria ter sido adotada no país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O mesmo deve ser feito para todos que apresentarem sintomas da doença e para aqueles que tiveram contato com eles há pelo menos três dias. Além de testar, é preciso fazer o sequenciamento para saber o tipo de vírus e isolar os casos positivos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


"O jeito mais tradicional na saúde pública de conter uma doença infectocontagiosa é o isolamento social. Você identifica quem está com a doença e não deixa sair. Alguns países adotaram essa estratégia, seja no vaivém, ou radicalmente", diz Vecina Neto.

Publicidade


A outra forma de prevenir mais casos da cepa identificada originalmente na Índia é a vacinação. "Tem duas possibilidades: aumentar o número de dose 1 e manter a 2 para noventa dias ou diminuir a D1 e adiantar a D2 para que mais pessoas estejam imunizadas. A lógica é a mesma. Dependendo do tipo de comportamento do vírus, como a D1 já dá algum tipo de proteção contra casos graves de Covid, talvez a estratégia adequada seja aumentá-la."


"Quanto mais se acelerar a vacinação, melhor será. Temos que aumentar muito a cobertura e com mais rapidez. Uma forma seria expandir os horários de atendimento e vacinar aos domingos", diz o epidemiologista Paulo Lotufo, professor da USP.

Publicidade


Contra o avanço da delta, o governo de São Paulo estuda antecipar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (leia mais na pág.B2).


Questionado sobre a situação do estado de São Paulo, Neto discorda de qualquer tipo de flexibilização de medidas contra a Covid-19. "Nem em sonho! Manteria do jeito que está, com possibilidade de fechar se houver avanço da variante. As mortes estão caindo, mas de um patamar muito elevado", afirma.

Publicidade


Nesta quarta, o governador João Doria (PSDB) anunciou a ampliação do funcionamento do comércio no estado a partir desta sexta (9). Os estabelecimentos poderão funcionar com até 60% da capacidade e até as 23h. Além disso, as aulas presenciais no ensino superior poderão ser retomadas a partir de 2 de agosto, sem a limitação anterior de atendimento a 35% dos alunos, nas escolas particulares e públicas.


São Paulo, maior cidade do país, já vive a ameaça do espalhamento da variante delta, identificada na Índia em outubro de 2020. Pelo menos 30 pessoas que tiveram contato com a esposa do paulistano de 45 anos que foi o primeiro caso confirmado na cidade de infecção pela cepa estão sendo monitoradas. Há indícios de que a infecção tenha ocorrido por transmissão comunitária, quando acontece entre pessoas que não viajaram.

Publicidade


À imprensa, nesta quarta, o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, Paulo Menezes, disse que a variante delta é motivo para que a população mantenha as normas sanitárias, porque o comportamento da cepa ainda é desconhecido.


"Nós sabemos que na Europa e em Israel essa variante tem provocado um aumento no número de casos, inclusive com uma pequena redução na efetividade das vacinas utilizadas nos países, mas eu diria que aqui ainda precisamos de mais tempo e informação, até porque essa variante delta concorre com outra que já enfrentamos desde o início do ano, que é a gama (P.1). Talvez não seja observado aqui o mesmo efeito e a mesma evolução observados nesses outros países", disse Menezes.

Publicidade


Segundo o Ministério da Saúde, há 16 casos da variante delta identificados e notificados no Brasil, sendo 6 no navio que esteve na costa do Maranhão, 3 no RJ, 3 no PR, 2 em GO, 1 em MG, e 1 em SP. Até o momento, entre esses casos, dois óbitos foram confirmados entre pessoas que foram infectadas com a variante, no Maranhão e no Paraná.


Nesta quarta, a Secretaria de Saúde paranaense confirmou o quarto caso e a segunda morte no estado –ocorrida no dia 17 de maio– pela variante delta. Não há confirmação de transmissão comunitária, mas há uma investigação epidemiológica e laboratorial com 235 amostras enviadas à Fiocruz para sequenciamento genômico.

Publicidade


A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro afirma que as vigilâncias municipais, com apoio da vigilância estadual, estão realizando a investigação epidemiológica para esclarecer as circunstâncias da infecção e se as transmissões foram autóctones (locais).


De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, os contatos diretos e indiretos relacionados ao caso confirmado no estado foram monitorados. A pasta ampliou as ações de vigilância genômica do coronavírus e realiza amostragem de casos em diferentes municípios para investigação laboratorial.


Goiás mantém a rotina de monitoramento e rastreio dos contatos para identificação de casos suspeitos e de possíveis casos secundários da variante.


No Maranhão, segundo a secretaria de Saúde, os casos de infecção pela variante delta ficaram restritos ao navio MV Shandong, da ZHI. Ainda assim, a rede de saúde mantém a investigação dos casos confirmados. No momento, prevalece no estado a variante gama.


Marcia Castro, professora da Faculdade de Saúde Pública de Harvard e membro do Observatório Covid-19 BR, acredita que a pressão do governo federal dificulta que os estados retrocedam nas flexibilizações, porque os números de casos, óbitos e internações por Covid-19 estão em queda. Ela defende que é preciso melhorar a vigilância e a testagem.


"Em São Paulo, por exemplo, você pega toda a rede de laboratórios privados, os públicos e os de universidades. Por que o governo não estimula uma rede, pega todos os testes que estão sendo feitos e faz um sequenciamento disso? É uma forma muito melhor do que 250 amostras, pois você sabe onde a delta está aparecendo", explica Castro.


Para a especialista, os agentes comunitários de saúde podem ter uma ação mais ativa na identificação de pessoas infectadas. Outro ponto que ela cita é a distribuição de máscaras de boa qualidade para todos os motoristas de ônibus.


"Se realmente a delta se espalhar, vão esperar o sistema de saúde colapsar de novo para poder fechar", completa.


"Nós temos uma flexibilização geral que não é embasada nos dados", afirma Fernando Rosado Spilki, coordenador da Rede Corona-ômica BR-MCTI e professor da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

"Neste momento, especialmente com os casos de delta pouco numerosos, o que fazer? Aprofundar a vigilância genômica –São Paulo até faz, mas não em todos os locais– e ao encontrar os casos, quarentenar, atender adequadamente as pessoas, rastrear contatos, isolar os infectados, tomar medidas de enfrentamento real caso a caso, com o esforço dos serviços de saúde", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade