A cada começo de ano, muitas pessoas costumam definir metas e objetivos para o ciclo que se inicia, seja uma mudança de emprego, uma viagem especial ou um novo relacionamento.
De acordo com especialistas, cada pessoa tem vontades e ambições diferentes, mas um tópico deve estar presente na lista de desejos de todo mundo: o cuidado com a saúde mental. Para tanto, se propõe a campanha "Janeiro Branco".
O objetivo do "Janeiro Branco" é chamar atenção de toda a sociedade para a necessidade do cuidado com a saúde mental já desde o início de ano.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
De acordo com os dados mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase um bilhão de pessoas no mundo vive com algum tipo de transtorno mental; em 2019, a cada 100 mortes, ao menos uma foi por suicídio.
A psicóloga Mônica Fujimura explica que a campanha busca combater tabus e orientar a população a respeito do cuidado com a saúde mental.
Ela destaca que janeiro é o mês-símbolo da campanha por ser um período em que as pessoas costumam fazer planos e definir os objetivos que desejam alcançar no decorrer do novo ano.
“A cor representa uma tela em branco, onde é possível projetar as expectativas e desejos”, conta.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: