Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contribuinte fidelizado

Novas investidas vão valorizar o bom pagador de impostos

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
03 jul 2017 às 13:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcelo Belinati (PP) vai encaminhar à Câmara Municipal de Londrina (CML) dois Projetos de Lei (PL) para valorizar o contribuinte que paga seus tributos em dia, segundo o secretário da Fazenda, Edson Antônio de Souza. A medida é uma resposta a medidas como o Programa de Regularização Fiscal (Profis), que beneficia o mau pagador ao perdoar multas e juros sobre débitos em atraso.

O primeiro PL, que deve chegar ao Legislativo nos próximos dias, vai aumentar o desconto para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ano a ano. Atualmente, quem paga o tributo em parcela única tem desconto de 10% sobre o valor total. Pelo PL, a partir de 2018, quem quitar à vista terá acréscimo de 1% no percentual de desconto no ano seguinte, podendo chegar ao abatimento de 15%. Para quem pagar parcelado, mas em dia, o desconto vai aumentar 0,5% ao ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Um segundo PL pretende instituir o sorteio de prêmios mensais para quem estiver em dia com os pagamentos. A expectativa é disponibilizar até R$ 500 mil por ano para premiação dos adimplentes. "O que estamos fazendo é fidelizar o pagador do IPTU", afirma Souza. Este segundo PL ainda está em fase de estudo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC

Além disso, um dispositivo do atual Profis vai proibir que pessoas físicas e jurídicas que aderirem ao programa e não pagarem todos os débitos possam se inscrever em possíveis programas semelhantes que venham a ocorrer nos próximos cinco anos. Isso impede que alguém se inscreva apenas para obter uma certidão negativa de débitos e, depois, mantenha a dívida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade