Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
'Uma escolha brilhante'

A arte de ensinar e de aprender: rotina de professores é de ensino e aprendizado

Walkiria Vieira - Grupo Folha
19 out 2021 às 08:33
Continua depois da publicidade

Pegar na mão do aluno e auxiliar na produção das primeiras letras é parte do processo de alfabetização. O profissionalismo, a afetividade e o desejo de ver o êxito movem os educadores. Seja na alfabetização, seja na orientação de uma dissertação de doutorado, o professor possui papel ímpar em todas as etapas do processo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A professora Luciana Cogo atua na rede municipal de ensino há 18 anos e se sente realizada. "Desde a infância eu sonhava em ser professora e me sinto  realizada, pois o sonho de criança se concretizou e me tornei professora", declara.  Cogo considera a capacidade de transmitir o que sabe um privilégio e um dom de Deus. "Ao passar o conhecimento aos meus alunos, me sinto realizada em fazer parte do processo da alfabetização, sabendo que marcará a vida deles para sempre", reflete. 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade



Docente das séries iniciais, idade de seis a dez anos, Cogo relata que cursou  Magistério no IEEL, depois a faculdade Normal Superior no Instituto de Educação Mãe de Deus, também tem pós na área da Educação Especial pela UNOPAR, Psicopedagogia Clínica e Institucional, e AEE - Atendimento Educacional Especializado ofertado pela Secretaria de Educação de Londrina.


Para quem pensa em ser professor, avalia: "Eu diria que é uma escolha brilhante, pois trabalhar com as crianças é a realização de um sonho. Pois entendemos que o trabalho na área da Educação depende do comprometimento da pessoa".  Acerca do suporte para trabalhar e ensinar, considera que nos dias atuais as ferramentas que são oferecidas pela Secretaria de Educação são diversas e enxerga que a cada ano que passa o ensino tem avançado com investimentos e cursos dados pela prefeitura de Londrina. 


Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-cidadania/a-arte-de-ensinar-e-de-aprender-3116796e.html

Continue lendo