Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Pixabay
Veja onde baixar!

Bibliotecas digitais oferecem e-books gratuitos

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
30 ago 2021 às 15:38
Continua depois da publicidade

A virtualização das bibliotecas tradicionais surgiu como uma forma de democratizar o acesso à informação. Assim, tornou-se aliado de professores, pesquisadores acadêmicos e demais interessados em aprender a partir de conteúdos acadêmicos com fontes seguras. Atualmente, através das bibliotecas virtuais, o leitor pode visualizar a obra na íntegra ou em trechos, em computadores, celulares ou tablets, de forma rápida e simples.

Continua depois da publicidade


Um exemplo é o Portal de Livros Abertos da USP (Universidade de São Paulo) e da Edusp, editora da mesma Instituição, oferece uma série de e-books gratuitos em sua plataforma: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP.

Continua depois da publicidade


Essa biblioteca virtual reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados acesso aberto por docentes ou funcionários técnico-administrativos por autores vinculados à USP. É possível encontrar mais de 360 publicações no Portal de Livros Abertos da USP que podem ser baixadas na íntegra e que abrangem todas as áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia, Educação, Saúde, além de coleções temáticas. A plataforma utiliza o software de código aberto OMP (Open Monograph Press), mantido pelo PKP (Public Knowledge Project). 


Outra biblioteca famosa e com acervo variado é o Domínio Público (acesse). Criado pelo MEC (Ministério da Educação), no site é possível encontrar obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente. 

Continua depois da publicidade


Outra importante biblioteca que também tem acesso gratuito é a Biblioteca Digital da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) (acesse aqui), uma das primeiras, que começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles está a primeira edição da obra Caramuru, de 1971.

Continue lendo