Pesquisar

Canais

Serviços

iStock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Entenda

Livros didáticos nas plataformas digitais

Micaela Orikasa - Grupo Folha
25 fev 2021 às 09:19
Continua depois da publicidade


Comemorado em 27 de fevereiro, o Dia Nacional do Livro Didático traz uma reflexão sobre os desafios que esta ferramenta - tradicionalmente utilizada na aprendizagem de crianças e jovens - vem enfrentando diante das transformações na Educação.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Com inúmeros recursos tecnológicos ao alcance dos alunos e uma infinidade de conteúdos disponíveis gratuitamente na internet que possam gerar conhecimento, algumas pessoas podem se perguntar se o livro didático ainda é necessário e relevante nos processos de aprendizagem.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade



Para especialistas, o livro didático segue como uma espécie de porto seguro para os pais, que se preocupam se o conteúdo que está sendo visto é confiável e adequado para a idade da criança. Para Fabrício Cortezi de Abreu Moura, diretor de conteúdo digital e avaliações do Sistema Positivo de Ensino, o livro didático se mantém com a função de levar o conteúdo curado, produzido e desenhado especialmente com uma linguagem própria e voltada para cada faixa etária.


E, no caso do livro digital, esse potencial aumenta ainda mais, ao amplificar a experiência de leitura e interação com o material físico. Isso, segundo Moura, facilita "incorporar referências externas a um conteúdo, levando a uma experiência cada vez mais imersiva. Isso aumenta as chances dos conteúdos serem compreendidos e absorvidos e de habilidades serem desenvolvidas", explica.

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/livros-didaticos-nas-plataformas-digitais-3059983e.html


Continue lendo