A partir de 25 de abril, os 2,144 milhões de inscritos no CNPU (Concurso Público Nacional Unificado) poderão ver no Cartão de Confirmação de Inscrição o local onde farão as provas nos períodos da manhã e tarde. A prova está marcada para o dia 5 de maio.
O Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado online, pela plataforma Gov.br, na página do candidato, pela Fundação Cesgranrio, a banca organizadora. O documento individual, com número de Inscrição, comprova a regularidade da inscrição do candidato que pagou a taxa de inscrição.
Ao acessá-lo, o candidato poderá ter informações como endereço do local e número da sala onde serão aplicadas as provas, horário de abertura e fechamento dos portões; orientações gerais para a realização das avaliações; e dados sobre tratamento diferenciado para realização das provas, como questão de acessibilidade, para PCD (pessoas com deficiência). O cartão de inscrição não será enviado para a casa dos candidatos.
Leia mais:
CNU divulga notas preliminares das provas discursivas e redações; saiba consultar
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
“É superimportante que as pessoas não deixem para a última hora para ver isso, para que elas possam saber onde vão fazer a prova. Se elas ainda não conhecem o local, a gente recomenda que vá antes para conhecer, ver como é que chega, quanto tempo demora de casa.” disse a ministra do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Esther Dweck
“O mais importante é chegar cedo para não ter aquela cena de Indiana Jones e ter que se jogar embaixo do portão”, concluiu a ministra.
Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, véspera do concurso, a Cesgranrio prestará atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado durante a aplicação das avaliações, entre outras situações.
LOCALIDADES
Ao todo, 228 municipios espalhados em todos os estados, mais o Distrito Federal, vão sediar as provas do certame. Foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes. O local escrito no cartão do candidato deve ser o mesmo escolhido a no ato de inscrição. Em caso de erro na identificação da cidade, a ministra orienta a comunicação imediata do problema à empresa contratada para organizar o concurso para que a localidade seja corrigida.
A cidade escolhida não poderá ser alterada, quem escolheu uma localização, não poderá alterar o lugar da aplicação da prova. Se, em 25 de abril, portanto, dez dias antes da realização das provas do CNPU, algum candidato não conseguir acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, a orientação do ministério é que entre em contato, com brevidade, diretamente com a Fundação Cesgranrio por e-mail ([email protected] ) ou pelo telefone de suporte das 9h às 17h: 0800 701 2028.
LOGÍSTICA E SEGURANÇA
Os procedimentos de organização e segurança do concurso unificado serão parecidos com os adotados durante a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O esquema de segurança foi elaborado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e contará com o acompanhamento operacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da das PF (Polícias Federal) e PRF (Rodoviária Federal), Força Nacional, da Casa Civil da Presidência da República, além dos órgãos locais das secretarias estaduais de segurança pública, como as polícias militar, civil e do corpo de bombeiros.
Em alguns locais, haverá detectores de metal e de pontos eletrônicos, que têm uso proibido durante as provas, sob pena de prisão do candidato que cometer a irregularidade. Durante a realização do concurso, a organização recolherá, em sala, a biometria de todos os candidatos para garantir evitar fraudes.
A previsão da organização do concurso é de que a distribuição dos cadernos de provas objetivas, discursiva e de redação seja iniciada com 48 horas de antecedência às provas.
O processo de distribuição das provas do certame contará com o apoio dos Correios. A vigilância dos cadernos de provas ocorrerá durante a guarda do material, entrega nas salas de provas, até a devolução à Cesgranrio para a correção.
CONCURSO UNIFICADO
O Concurso Nacional Unificado tem 2,144 milhões de inscritos confirmados (pagantes e isentos). As mulheres são maioria dos candidatos, 56%.
Juntos, todos os candidatos disputarão 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A remuneração inicial é de até R$ 22,9 mil.