Pesquisar

Canais

Serviços

iStock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Confira

Veja dicas para preparar a criança para a mudança de ano escolar

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 dez 2021 às 08:26
Continua depois da publicidade

Com a chegada de mais um ano, é hora de iniciar os preparativos para a volta às aulas. É nesse período que as crianças fazem a mudança de ano escolar e de fase, ou seja, da Educação Infantil para o Fundamental I ou do Fundamental II para o Ensino Médio. Os pais que têm filhos em idade escolar, devem se atentar a essas mudanças, para que a experiência tenha um impacto positivo.  

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Durante essa transição, as crianças podem ficar mais inquietas, pois estão prestes a enfrentas novos desafios. As mudanças de horários, escola, rotina, colegas e professores tendem a afetar os pequenos. Além dos pais, é essencial que a equipe pedagógica da escola acompanhe de perto esse momento. 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Para passar por essa transição de forma tranquila, confira algumas dicas da diretora e mantenedora do Colégio Renovação, Sueli Conte, especialista em educação, psicopedagoga e mestre em neurociência.  


Escola


A instituição de ensino deve planejar estratégias para diminuir a ansiedade das crianças nesse período. Uma das alternativas é criar um “rodízio de salas”, para que o aluno possa passar algumas horas na próxima série. As crianças também devem ser estimuladas a fazerem mais amizades, sempre explicando que não ela perderá a amizade por não estudar mais na mesma sala que o amigo. Além disso, a escola deve sempre buscar fortalecer a autoestima dos alunos.  

Continua depois da publicidade


Pais


Cabe aos pais a responsabilidade de estar sempre atento a todas as questões que envolvem a criança e a instituição de ensino. Eles devem observar e conhecer os novos professores do filho, assim como os colegas de classe. Além como saber se a criança estudará com os amigos ou se haverá divisão de turmas. O método de ensino da escola também deve ser observado, como o formato das aulas e provas.  


Nesse período, é importante que haja muita conversa entre todos os envolvidos.

Continue lendo