Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação/arquivo pessoal
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Alimentação mais saudável

Alimentos orgânicos já estão presentes em 62% das escolas estaduais do Paraná

Lucas Catanho - Especial para a Folha
24 abr 2022 às 09:13
Continua depois da publicidade

Os alimentos orgânicos e de base agroecológica já estão presentes em 62% das escolas estaduais paranaenses e sendo consumidos por 70% dos alunos desses estabelecimentos de ensino. Atualmente, são 1.309 unidades escolares de 315 municípios beneficiadas, que atendem a cerca de 700 mil alunos, 70% do corpo discente da rede estadual no Estado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O fornecimento desses alimentos é exclusivamente feito pelos agricultores familiares. Para este ano, serão fornecidos 15 grupos de alimentos, entre frutas, hortaliças, temperos, pães, leite, iogurte, suco e polpa de fruta, feijão, arroz, morango, milho para pipoca, ovos, entre outros. Serão contratados diretamente da agricultura familiar R$ 120 milhões em alimentos para atendimento de 2022 até junho de 2023.

Continua depois da publicidade

O desafio assumido pelo Estado é estender o benefício para todos os estudantes do sistema estadual de ensino fundamental e médio até 2030.


O número de famílias fornecendo orgânicos para as escolas saltou de 1.460 em 2021 para 1.901 neste ano, um crescimento de 30% em um ano. O crescimento foi motivado pela alteração nos novos contratos, com início em abril deste ano e validade de um ano e meio.


Antes, era necessário haver no mínimo 50% de certificados orgânicos por fornecedor. Neste ano, a exigência baixou para 10%. Tal mudança ampliou a oferta de alimentos orgânicos nas escolas, passando de 191 no ano passado para 315 municípios neste ano.

Continua depois da publicidade


A coordenadora de planejamento da alimentação escolar da Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento da Educação), nutricionista Andréa Bruginski, explica que, considerando que há contratação de quantidades por grupos de alimentos, à medida que o produto fornecido naquela semana é orgânico, ele substitui o produto que seria convencional.


Saiba mais na Folha de Londrina.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade