Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais sobre o workshop!

Alunos de escola municipal de Londrina aprendem programação e desenvolvem jogos digitais

Redação Bonde com N.Com
06 ago 2021 às 15:30
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alunos do 3° ao 5° ano da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico participam do programa Wash (Workshop Aficionados em Software e Hardware). Realizada em parceria com o IFPR (Instituto Federal do Paraná) – Campus Londrina, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver habilidades como o uso de linguagens de programação e a produção de materiais audiovisuais.


No primeiro semestre de 2021, 32 crianças participaram das oficinas, sendo 16 do 3º ano; 10 do 4º ano; e seis do 5º ano. As atividades foram realizadas de forma remota, por meio da plataforma Google Classroom, sendo que cada turma foi atendida uma vez por semana, com aulas de uma hora e meia de duração. Para o segundo semestre, está programada outra edição da oficina, que contemplará, de forma virtual, três turmas de 15 alunos. As crianças são orientadas por estudantes do IFPR, que também são bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Além disso, o projeto é coordenado por professores do Instituto Federal do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Wash é um programa nacional voltado a desenvolver habilidades relacionadas às áreas de ciência e tecnologia. Em Londrina, a implantação do Wash teve a contribuição do secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que, enquanto deputado federal, trouxe emendas parlamentares que contribuíram para a viabilização do programa. O apoio ao programa prossegue, por meio da deputada federal Luísa Canziani.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia


O secretário municipal de Governo frisou que é importante despertar desde cedo, nas crianças, o interesse pela tecnologia, já que profissionais dessa área são requisitados no Brasil e no mundo. "A Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico tem feito um belo trabalho, com resultados muito interessantes, e pretendemos expandir isso para outras unidades da rede municipal. Com isso, Londrina será cada vez mais uma cidade aberta, e com potencial para trazer novas empresas voltadas para a tecnologia”, afirmou.

Publicidade


De acordo com a diretora da Escola Municipal, Thatiane de Araújo, o programa Wash é realizado desde 2019 pela unidade. Na primeira edição, o programa realizou uma oficina de stop-motion e os alunos aprenderam a criar animações com massa de modelar. No ano seguinte, 500 estudantes participaram do projeto de forma remota, recebendo vídeos sobre temas transversais, incluindo ciência, cultura, tecnologia, ecologia e saúde.


"Em 2021, a oficina foca no programa Scratch, que trabalha com linguagens de programação. As crianças aprenderam a criar jogos digitais, com um personagem que se locomove através de um labirinto e enfrenta obstáculos”, explicou a diretora.


Programa Wash – Lançado no Brasil em 2013, pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o Programa Wash é baseado em uma metodologia científica desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). O programa proporciona, aos alunos, a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas às áreas de ciência e tecnologia, utilizando a aprendizagem da programação de computadores como porta de entrada.

Entre outras atividades, a iniciativa oferece oficinas de linguagem de programação, produção audiovisual e robótica para o ensino básico, propondo a iniciação científica para os educandos dos ensinos médio e universitário. Também é a ponte entre os centros de excelência – representados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – e universidades, unidades de pesquisa, organizações sociais e escolas públicas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade