Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja dicas de como ensinar!

Entenda a importância de inserir a educação financeira na vida das crianças

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
05 ago 2021 às 16:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Uma pesquisa realizada pela empresa Neotrust afirma que nos primeiros meses de 2021 foram realizadas 78,5 milhões de compras on-line. Mesmo com o alto índice de compra, o brasileiro está cada vez mais preocupado com as finanças e na forma como administra o dinheiro.


Os desafios para manter o ritmo econômico estável são grandes. Com o aumento da inflação oficial do país de 5,97% para 6,07%, e o desemprego recorde no 1º trimestre deste ano (14,7%), economizar e deixar as contas em dia requer conhecimento financeiro e muita disciplina. A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) conceitua a educação financeira como uma habilidade de entender como o dinheiro funciona e, com isso, se tornar capaz de fazer escolhas de forma bem informada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E essas escolhas começam em casa desde cedo. Um estudo da University of Cambridge defende que as crianças formam boa parte dos seus conceitos e hábitos financeiros até os 7 anos de idade. Ensiná-las desde cedo a importância de cuidar do próprio dinheiro pode ajudar a mudar a relação que desenvolvem na vida adulta. Portanto, ensinar sobre dinheiro a uma criança auxilia na relação que futuramente elas construirão com suas finanças. O professor e educador financeiro Edisio Freire salienta a importância da inserção da educação financeira na vida das crianças. "Assim como é ensinado a se comportar na casa do amigo, na escola, é preciso educar também o ponto de vista financeiro. Estabelecer certos limites, fazer brincadeiras e jogos que envolvam desafios pra conquistar determinado objeto, ensinar a usar o cofrinho e não somente falar sobre isso. Hoje a grande questão de se ter jovens e adultos descontrolados financeiramente é porque na infância não vivenciaram essas atitudes”, afirma o educador.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Na visão do educador Freire, "é preciso trabalhar, junto à criança, a sensação de que se guardar ou poupar um pouco do que tem, seja um biscoito ou um brinquedo, ela vai crescer e conseguir entender a importância de economizar e isso vai ser refletido na responsabilidade com o seu dinheiro, tornando-o assim um adulto educado financeiramente”.

Publicidade


Pensando nisso, abaixo estão algumas dicas de como inserir a educação financeira na vida das crianças:


Ensine a guardar - Quanto mais cedo é ensinado à criança o valor de guardar ou economizar o dinheiro, melhor. Mesadas, trocos ocasionais ou o dinheiro da semana são ótimas oportunidades para inserir o assunto na rotina. Dessa forma, é mais provável que os pequenos desenvolvam a consciência da importância do controle financeiro e isso poderá ser utilizado posteriormente para uma recompensa.

Publicidade


Deixe a criança pagar por algo e explique que o dinheiro não é infinito - As crianças não têm consciência que o dinheiro é limitado, por isso, a prática das compras ocasionais e bem planejadas é uma ótima estratégia. Nesse cenário, uma boa tática é estipular um limite baixo para a criança. Isso vai fazer com que ela foque no que realmente quer comprar com aquele dinheiro.


Seja o exemplo - Crianças absorvem o que presenciam. Sendo assim, é muito importante que o exemplo venha de pessoas que vivem em seu cotidiano. Viver uma vida de acordo com os valores que se quer passar adiante é o diferencial. As crianças aprendem pela intuição e, principalmente, pela prática.

Publicidade


Mostre as tarefas cotidianas - Antes de mais nada, atitudes e valores sociais relacionados à vida financeira só serão incluídas na vida de uma criança se ela estiver integrada nas atividades financeiras da família. Então, levá-las ao mercado para fazer compras, além de ser uma experiência divertida pode ajudar no desenvolvimento financeiro delas.


Converse sempre - É sempre melhor que as crianças ouçam mensagens boas sobre o dinheiro. Sempre que for questionado por algo, faça o possível para responder de forma que elas entendam. Explique sempre como o dinheiro é importante e como é preciso trabalhar para obtê-lo. Não se esqueça de dizer que nem sempre é possível gastar tudo o que tem, é necessário economizar.

Por que é importante ensinar à criança sobre dinheiro? - Dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostram que 43% dos brasileiros sempre fecham o ano com dívidas. Sendo assim, apenas 57% dos brasileiros sabem se organizar financeiramente. Portanto, nunca é demais falar com os filhos sobre dinheiro. Ensinar sobre finanças pode transformá-los em adultos que sabem lidar com a própria administração financeira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade