Notícias

Biblioteca da UEL recebe doação de obras

13 nov 2018 às 08:45


O Sistema de Bibliotecas da UEL está recebendo doação de obras das comunidades interna e externa. Os interessados em contribuir com a formação e desenvolvimento do acervo devem entrar em contato pelo e-mail doper@uel.br ou pelo telefone (43) 3371-4335.

A direção do Sistema de Bibliotecas explica que podem ser doados materiais de informação em geral, como volumes de livros e fascículos de periódicos, desde que atendam as necessidades informacionais dos cursos da UEL. Vale ressaltar ainda que as obras devem ser adequadas aos objetivos e ao nível educacional da instituição, isto é, as doações devem estar de acordo com o atual currículo acadêmico e linhas de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação.


De acordo com a direção do Sistema, não serão aceitas obras danificadas, cópias reprográficas, materiais desatualizados e obsoletos (fitas cassetes, disquetes), fascículos e edições já existentes no acervo e documentos arquivísticos (memorandos, ofícios, agendas).


Os materiais recebidos serão avaliados de acordo com os critérios da Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) do Sistema de Bibliotecas, que visa manter o crescimento racional e a qualidade do acervo de Bibliotecas da instituição. "Após análise e preenchimento do Termo de Doação, fica a critério do Sistema incorporar a obra ao acervo, doar ou fazer permuta com outras instituições. Ou até mesmo descartar ou devolver o material ao doador", diz Geneviani Duarte Dias, chefe da Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção, citando a PDC.

Portanto, os interessados na doação de material devem enviar lista, contendo referências da obra para o e-mail doper@uel.br. Para livros, as informações são autor, título, edição, editora e ano de publicação. Já os periódicos devem conter as seguintes informações: título, volume, número, mês e ano de publicação. Após avaliação e análise das obras, o doador deverá ir até a Biblioteca Central, ou Bibliotecas Setoriais, para entrega do material.


Continue lendo