A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza realiza até o dia 6 de setembro a Campanha "Semanas do Perdão". Durante esses dias qualquer pessoa que tenha um ou mais livros em atraso poderá devolver os livros sem que sejam aplicadas multas ou penalidades.
A Biblioteca Pública de Londrina faz cerca de mil empréstimos por mês, porém, aproximadamente 10% desses itens não são devolvidos no prazo de dez dias estipulado por regulamento. Os usuários que não entregam os empréstimos no prazo são penalizados com a suspensão do cadastro pelo número de dias do atraso.
A gestão do acervo, das Bibliotecas Públicas de Londrina, é feita pelo sistema automatizado Sophia, que registra atualmente cerca de 600 livros em atraso e 550 usuários com livros atrasados e por isso impedidos de realizar novos empréstimos. Algumas das obras literárias estão em atraso desde 2016, quando foi iniciada a gestão de circulação mediante sistema automatizado.
Leia mais:
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
O objetivo da Campanha "Semanas do Perdão" é recuperar os livros que estão atrasados e regularizar os usuários que têm livros em atraso. Os dias foram escolhidos para celebrar o Dia Nacional do Perdão, que é comemorado no dia 30 de agosto e tem como propósito incentivar uma reflexão sobre o tema.
Segundo o coordenador de acervo, Marcos Moraes, é a primeira vez que a Campanha é feita desde que o sistema foi automatizado e esse tipo de ação é feita toda vez que o número de atrasos chega a uma grande porcentagem. "Às vezes as pessoas ficam receosas de devolver os livros por estarem em atraso e alguns desses livros estão atrasados antes da automatização do sistema. Nossa meta é regularizar o máximo de usuários da Biblioteca, se 10% desses empréstimos forem devolvidos já é algo bastante positivo", contou.
A devolução dos livros pode ser realizada pessoalmente ou por terceiros, diretamente no Balcão de Empréstimo/ Recepção da Biblioteca Pública Municipal de segunda a sexta, das 7h30 às 19h. A devolução também pode ser realizada pelos Correios, sendo os custos de envio de responsabilidade dos usuários. Nesse caso a postagem deverá ser endereçada à: Biblioteca Pública Municipal "Pedro Viriato Parigot de Souza", Avenida Rio de Janeiro, 413.
Não serão abonadas as penalidades já existentes antes do dia 27 de agosto ou que ocorram após o dia 6 de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3371-6507, pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na Biblioteca.