Nesta sexta-feira (31), às 16h, a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza receberá o lançamento dos livros "Cem Poemas" e "Inventário de Auroras" do autor paranaense Dinovaldo Gilioi. Além de uma sessão de autógrafos, o escritor fará uma intervenção poética. A entrada é gratuita e os exemplares custarão R$ 10,00.
Os livros apresentam alguns pequenos poemas, de vários temas, com uma linguagem simples, bem humorada e irônica. Predominam os estilos haicai e concretismo nos textos, eles buscam uma solução certa para cada caso apresentado, com alguns recursos da poesia. O "Inventário de Auroras" foi produzido de forma artesanal e com papel reciclado, além de ser selecionado ao Prêmio Miau de Literatura.
Dinovaldo Gilioli nasceu em Leópolis, norte do Paraná, mas atualmente reside em Florianópolis-SC. O autor possui mais de 20 antologias, e sete livros publicados: Fragmentos, Hálito de Água, Borboletas no Varal e Canção para Acordar Peixes, Sindicato e Cultura, Cem poemas e Inventário de Auroras. Além disso, venceu o 5º concurso de poesia Helena Kolody, foi editor da revista Pantanal, e no próximo ano seus poemas integrarão o livro da editora Tribo, sendo selecionado dentro de 6.000 trabalhos inscritos no país todo.
Leia mais:
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Concurso dos Correios tem 2 milhões de inscritos
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
A Biblioteca - Para Gilioli, a disponibilização da Biblioteca para exposições culturais é essencial. "É fundamental que espaços públicos como a Biblioteca Municipal de Londrina continuem estimulando a produção e fruição cultural, contribuindo para o livre exercício da criatividade e do senso critico, imprescindível nos dias atuais", disse.
A Biblioteca Pública disponibiliza seus espaços gratuitamente para a realização de exposições, oficinas, contação de histórias, lançamento de livros, palestras, rodas de leitura, encontros, visitas mediadas e outras atividades culturais. Os interessados podem entrar em contato no telefone 3371-6500. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas.