O biólogo e divulgador científico Atila Iamarino realiza palestras sobre “Mudanças Climáticas e COP30” nesta quarta-feira (28) em Cornélio Procópio, na quinta (29) em Londrina e em Apucarana na sexta-feira (30). Em Londrina os ingressos já estão esgotados, mas ainda há vagas para Cornélio e Apucarana. Inscrições podem ser feitas neste link.
A rodada de seminários é promovida Itaipu Binacional e a Itaipu Parquetec, começou em abril e já reuniram mais de 4 mil pessoas em várias cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Leia mais:

Quase 80 professores de Londrina aprovados em concurso tomam posse

Mãe destaca desenvolvimento da filha com Down após projeto de natação da UEL

UEM anula fase de concurso para contratação de professor após irregularidades

UEL forma professores para educação infantil em 'tempos de travessia'
Na próxima semana, três seminários em Campo Mourão (3), Pato Branco (4) e Assis Chateaubriand (5) vão encerrar a série de 21 encontros, que abrangeram 434 municípios na área de atuação prioritária da usina.
Durante os encontros, Atila Iamarino aborda como a população pode identificar, na prática, os efeitos concretos das mudanças climáticas, com base em dados científicos, focados na realidade de cada território. A proposta é estimular novos hábitos e mostrar como ações cotidianas podem fazer a diferença na preservação ambiental e na construção de um futuro mais resiliente.
“Mudanças climáticas são as consequências de um fenômeno que a gente já sabe que acontece há mais de um século, que é a emissão do dióxido de carbono acumulando calor na atmosfera”, explica Iamarino, reforçando que a produção desse gás vem crescendo a cada ano. “As mudanças são inequívocas; sabemos que estão acontecendo pela observação de chuvas, de neve, de degelo, de temperatura média de evaporação da água. E o único fator que a gente consegue usar para explicar por que que o clima mudou é a ação humana.”
Atila Iamarino é biólogo, doutor em Microbiologia pela USP e divulgador científico com passagens como pesquisador da USP e da Yale University. É cofundador do ScienceBlogs Brasil e do canal Nerdologia. Atualmente, atua como comunicador científico em seu canal no YouTube, que conta com mais de 1,6 milhão de inscritos. Também trabalha como consultor e produtor de conteúdos educacionais digitais. Durante a pandemia de Covid-19, Iamarino recebeu destaque nacional pela sua atuação na comunicação científica na internet, e no enfrentamento à desinformação.
Leia também:
