A equipe de Língua Portuguesa da SME (Secretaria Municipal de Educação) de Londrina iniciou, no fim de agosto, uma campanha de arrecadação de gibis que serão entregues aos alunos das Escolas Municipais do Campo Trabalho e Saber, que fica no Assentamento Eli Vive I, Lote 274, e Egídio Domingos Brunetto, do Assentamento Eli Vive II, Lote 110, ambas localizadas no distrito de Lerroville.
Podem ser doados gibis novos e usados até 7 de outubro, no departamento de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa da sede da SME, localizada na rua Humaitá, 900. A ação irá beneficiar 297 alunos, do 1º ao 5º ano fundamental, e da Educação Infantil, que receberão os gibis na Semana da Criança, antecedendo o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.
De acordo com a profissional de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa da SME, Jozélia Tanaca, a ideia é arrecadar pelo menos 300 gibis com a ação. “Já chegamos a cerca de 150, e estamos com a expectativa de receber muito mais. Esperamos que com a ajuda dos leitores, professores e demais pessoas que entendem a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças, possamos chegar a pelo menos o dobro”, afirmou.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
A iniciativa começou a partir de uma formação para professores na penúltima semana de agosto. O professor de 5º ano da Escola Municipal Egídio Domingos Brunetto, Gilberto Martini, contou que as crianças da unidade gostam muito de gibis, mas os que tem na escola já foram lidos e relidos muitas vezes. “As famílias têm dificuldade de adquirir gibis novos, por ser na zona rural e não terem muitas bancas e livrarias próximas dos assentamentos. Quando começamos a arrecadação, decidimos expandir também para a Escola Trabalho e Saber, por ser da mesma região”, comentou.
Importância do gibi
A professora Jozélia Tanaca destacou o papel dos gibis na compreensão de diversas linguagens. “Histórias em quadrinhos articulam o texto com imagens, com marcas de movimento, sons, balõezinhos de pensamento e de fala, dentre outros símbolos. Além disso, incentivam a compreensão de sentidos implícitos por meio do humor e ironia, traz referências culturais, diferenciação entre discurso direto e indireto, tudo isso tem no gibi. É um material riquíssimo como recurso de ensino, por isso é usado como parte do currículo de Língua Portuguesa”, ressaltou.
O gibi ajuda também a desenvolver fluência na leitura de forma leve e atraente para as crianças. “No ‘Programa de Desenvolvimento de Leitura: Protocolos para Fluência de Londrina’, da SME, nós mostramos aos professores a importância de incentivar, tanto a leitura silenciosa, como em voz alta, para desenvolver a fluência e compreensão, que são essenciais para todas as disciplinas. Os gibis ajudam muito a treinar essas aptidões, entender a entonação de cada fala, pontuar o ritmo e tempo de cada parte da leitura, que são habilidades que as crianças vão usar ao longo de toda a vida”, citou.